O direito à “outra” memória – sobre 'Ainda estou aqui', de Marcelo Rubens Paiva

Autores

  • Milena Cláudia Magalhães Santos Guidio Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i45.33570

Palavras-chave:

literatura contemporânea, memórias, democracia, arquivos.

Resumo

Este texto trata do livro de memórias Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva, naquilo que permite pensar que questões acerca da tomada de posição do escritor, do uso de arquivos, da vida enquanto matéria viva da ficção, embora sejam postas, geralmente, como uma certa conformação da literatura aos ditames do presente, podem, ao contrário, ressaltar modos como o literário, na constituição de seu ter-lugar,  não se isenta de apontar os limites de outros discursos, em uma espécie de altercação contra o já dito. A montagem documental do livro de Paiva, na qual são dispostos artigos de jornais, peças processuais, depoimentos, e, mesmo, fotografia, faz com que a história seja decomposta, expondo a violência com que se constrói. Sem autocomiseração, o autor expõe dois lutos: aquele que teve início com a tortura e morte de seu pai, o deputado Rubens Paiva, pela ditadura militar brasileira e o que vivencia no momento em que escreve, quando acompanha o desenvolvimento do Alzheimer em sua mãe, Eunice Paiva. Ele traça o perfil da protagonista, que, nos lampejos de lucidez, repete: “Ainda estou aqui”, apontando como o luto sem fim pelo pai e o luto por etapas da mãe são narrativas que dizem muito sobre o estado de coisas do presente. Esta leitura baseia-se, sobretudo, em reflexões de Didi-Huberman, Jacques Rancière e Jacques Derrida acerca do político, de tomadas de posição e de democracia.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n45a1079.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Cláudia Magalhães Santos Guidio, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal de Rondônia (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE/Unesp, com estágio na Université Paris VIII. Atualmente, é professora na Universidade Federal do Sul da Bahia, na área de literatura e líder do GEPEC - Grupo de pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Magalhães Santos Guidio, M. C. (2018). O direito à “outra” memória – sobre ’Ainda estou aqui’, de Marcelo Rubens Paiva. Gragoatá, 23(45), 172-189. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i45.33570

Edição

Seção

Artigos de Literatura