Saliência na conservação de /d/ no segmento /ndo/: efeitos sociais e estilísticos

Autores

  • Raquel Meister Ko Freitag Universidade Federal de Sergipe
  • Paloma Batista Cardoso Universidade Federal de Sergipe
  • Bruno Felipe Marques Pinheiro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33594

Palavras-chave:

Saliência. Consciência Social. Segmento /ndo/. Condicionamentos sociais e estilísticos.

Resumo

A consciência social é uma propriedade importante da mudança linguística e o que faz com que uma variável seja sensível ou não à avaliação em uma comunidade pode estar atrelado ao seu grau de saliência. A fim de observar a relação entre saliência e consciência social, neste texto, discutimos efeitos subjacentes desses conceitos na perspectiva da produção linguística, considerando delineamento dos condicionamentos sociais, estilísticos e estruturais na conservação de /d/ no segmento /ndo/ na fala de Aracaju/SE, a partir do que tem sido descrito em diferentes variedades do Português Brasileiro. A amostra faz parte do Banco de Dados Falares Sergipanos, composta por 20 entrevistas sociolinguísticas, estratificadas quanto ao sexo/gênero e escolaridade (ensino médio e superior). Os fatores estruturais não se mostraram estatisticamente significativos, sinalizando para a necessidade de ampliação da amostra. Os resultados sugerem que a variável na fala de Aracaju se comporta, do ponto de vista da produção, como um marcador, ou indexador de segunda ordem, com base no delineamento do perfil social e estilístico associado à conservação de /d/ em segmentos /ndo/: mulheres, ensino superior, assuntos de maior formalidade e em trechos opinativos.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1123

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Meister Ko Freitag, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com o projeto “Saliência, percepção e atitudes sociolinguísticas” (2018).

Paloma Batista Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe e integrante do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS). Foi bolsista PIBIC CNPq desenvolvendo pesquisa na perspectiva variacionista da Sociolinguística.

Bruno Felipe Marques Pinheiro, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe e integrante do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS). Foi monitor das disciplinas Sociolinguística e Fonologia da Língua Portuguesa (2016-2018).

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Freitag, R. M. K., Cardoso, P. B., & Pinheiro, B. F. M. (2018). Saliência na conservação de /d/ no segmento /ndo/: efeitos sociais e estilísticos. Gragoatá, 23(46), 654-678. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33594

Edição

Seção

Artigos de Linguagem