Narrativas da ausência e do poder: o artifício de representação no romance de tese saramaguiano

Autores

  • Ramsés Albertoni Barbosa Mestre em Poética (UFRJ). Mestrando em Comunicação (PPGCOM-UFJF)
  • Maria Luiza Igino Evaristo Doutora em Ciência da Religião (PPCIR-UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33602

Palavras-chave:

Saramago, capitalismo tardio, sociabilidades, urbanismo, pós-política.

Resumo

No “romance de tese” A caverna, Saramago cria um artifício de representação que permite elucidar formas de domínio, cuja análise parte da crítica ao funcionamento do princípio do mercado que, de um lado, confina o Estado e deslegitima formas de sociabilidade já propostas, seja pela fase liberal, seja pela fase organizada do capitalismo tardio e, de outro, desoculta outras sociabilidades subalternizadas pela modernidade. Enfatiza-se como os discursos ético-políticos preenchem as condições comunicativas para um autoentendimento hermenêutico de coletividades, porquanto possibilitam uma autocompreensão autêntica e conduzem para a crítica de um projeto de identidade, em que é necessário o preenchimento de certas condições de uma comunicação não-deformada sistematicamente.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a1153

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Biografia do Autor

Ramsés Albertoni Barbosa, Mestre em Poética (UFRJ). Mestrando em Comunicação (PPGCOM-UFJF)

Professor de Literatura e Pesquisador com ênfase na ditadura civil-militar de 1964  no Brasil.

Maria Luiza Igino Evaristo, Doutora em Ciência da Religião (PPCIR-UFJF)

Professora de História e Doutora em Ciência da Religião (PPCIR-UFJF)

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Barbosa, R. A., & Evaristo, M. L. I. (2018). Narrativas da ausência e do poder: o artifício de representação no romance de tese saramaguiano. Gragoatá, 23(47), 752-779. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33602

Edição

Seção

Artigos de Literatura