Espaços monstruosos: o Gótico na ficcionalização de Pedra Bonita e de Canudos

Autores

  • Hélder Brinate Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro/Mestrando em Letras Vernáculas
  • Godofredo de Oliveira Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professor Titular de Literatura Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33609

Palavras-chave:

poética gótica, loci horribiles, literatura brasileira, movimentos messiânicos.

Resumo

Ao contrário do que a crítica e a historiografia literárias dos séculos XIX e XX nos levam a crer, a literatura brasileira apresenta influxos góticos. Nesse contexto, a prosa regionalista desponta como uma ramificação mais desenvolvida da literatura de terror, horror e suspense no Brasil, em que o interior do país, especialmente os sertões, se transforma em um autêntico locus horribilis. Nos romances O reino encantado: crônica sebastianista (1878), de Araripe Júnior, e Os Jagunços: novela sertaneja (1898), de Afonso Arinos, os narradores, ao utilizarem uma retórica macabra e horrorizante para descrever, respectivamente, os movimentos messiânicos de Pedra Bonita e de Canudos, constroem uma paisagem nordestina lúgubre e macabra. Em ambas as narrativas, o espaço não é apenas o palco em que se praticam e sofrem as atrocidades das tramas, mas também é o principal responsável pela constituição de uma atmosfera opressora e funesta. Enquanto O reino encantado descreve o sítio dos rituais da seita de Pedra Bonita de forma a provocar sentimentos de horror e ojeriza, Os Jagunços utilizam-se da natureza sertaneja para explicitar o terror dos soldados republicanos diante dos canudenses.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a1185

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Brinate Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Mestrando em Letras Vernáculas

Hélder Brinate Castro é mestrando em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista CNPq sob orientação do Prof. Dr. Godofredo de Oliveira Neto (UFRJ) e sob coorientação do Prof. Dr. Júlio França (UERJ).

Godofredo de Oliveira Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professor Titular de Literatura Brasileira

Godofredo de Oliveira Neto é doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor titular nível 1 na cadeira de Literatura Brasileira desta mesma instituição e pesquisador associado ao Centro de Pesquisas Sobre Países Lusófonos da Université Sorbonne Paris Cité (CREPAL).

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Castro, H. B., & Oliveira Neto, G. de. (2018). Espaços monstruosos: o Gótico na ficcionalização de Pedra Bonita e de Canudos. Gragoatá, 23(47), 910-925. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33609

Edição

Seção

Artigos de Literatura