A linha em Miró traduzida em versos de Murilo Mendes e de João Cabral

Autores

  • Everton Barbosa Correia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i49.34098

Palavras-chave:

poesia brasileira moderna, pintura moderna, editoração.

Resumo

Em 1950, João Cabral de Melo Neto publicou um ensaio intitulado Joan Miró, no qual é desenvolvida uma interpretação da obra do pintor espanhol compatível com os seus princípios de composição. Com o propósito de aproximar poesia e pintura, aquele ensaio se oferece como instrumental de leitura para um poema homônimo de Murilo Mendes e para o poema de João Cabral “O sim contra o sim”, que também versa sobre a obra do pintor catalão e foi coligido inicialmente no livro Serial (1961). Como este poema se modificou com as reedições, será feito um breve cotejo entre a publicação original e suas edições subsequentes, que estão em vigor como as mais autorizadas, por terem sido as últimas publicadas em vida pelo autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Barbosa Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

professor de Literatura Brasileira junto ao Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), já tendo feito estágio pós-doutoral de início na UNESP e de depois na UNICAMP. Sua tese de doutorado foi desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) pelo programa de Teoria Literária e Literatura Comparada sobre a obra de João Cabral de Melo Neto. Tem publicado artigos em periódicos especializados sobre autores da Literatura Brasileira, entre os quais podemos destacar os seguintes: “Um poema inédito na obra poética de Manuel Bandeira” (O Eixo e a Roda); “Dois poemas de Pedro de Alcântara – Dom Pedro II” (Remate de Males); “Dicção individual e intervenção pública em ‘Três sonetos positivos’ de Joaquim Cardozo” (Letras de Hoje).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Correia, E. B. (2019). A linha em Miró traduzida em versos de Murilo Mendes e de João Cabral. Gragoatá, 24(49), 390-412. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i49.34098