O elogio à crença: a construção da experiência política brasileira a partir do período pré-eleições de 2018

Autores

  • Luciana Paiva de Vilhena Leite Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Giselle Maria Sarti Leal Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34171

Palavras-chave:

Saberes de crença, experiência política brasileira, crise da informação, mídias digitais.

Resumo

Este artigo propõe uma análise semiolinguística, com contribuição interdisciplinar, das construções discursivas decorrentes das recentes experiências políticas do cidadão brasileiro, perpassadas pelo uso das mídias sociais, mais especificamente, o Twitter, durante a campanha presidencial de 2018. Analisamos uma amostra de quatro tweets produzidos por sujeitos enunciadores que interpretam a experiência política como aquela que se vincula a uma “tópica da moralidade”, seja ela interpretada como ausência de corrupção, seja como reforço de valores familiares, cristãos, tradicionais, num movimento de supervalorização das crenças, em detrimento da verdade factual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Paiva de Vilhena Leite, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Letras (Português/Licenciaturas) pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestre (2003) e Doutora (2008) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou na Rede Particular e na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (Secretaria Estadual de Educação) nos ensinos fundamental e médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atuou no ensino de Língua Portuguesa para cursos de graduação e pós-graduação (especialização), onde, neste último nível, participou do Curso de Especialização Lato Sensu em Linguística e Literatura (2007-2010) da Universidade Católica de Petrópolis e coordenou, na mesma instituição, o curso de Especialização em Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2009). Atualmente é Professora Adjunta - nível IV - da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atuou como Coordenadora do Curso de Licenciatura de 2015 a 2017. Atualmente, coordena o Subprojeto PIBID/Letras na mesma instituição. Suas linhas de investigação perpassam temas ligados ao sujeito na linguagem a partir das relações estabelecidas em torno do discurso de si e da alteridade, especialmente na perspectiva da Análise Semiolínguística do Discurso de Patrick Charaudeau. O interesse no ensino, entretanto, sempre foi a sua força motriz, mobilizando a maioria das suas discussões em sala de aula como docente de língua portuguesa.

Giselle Maria Sarti Leal, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Atualmente, atua como Professora na Escola de Letras da UNRIO. Atuou, por 13 anos, como professora de Língua Portuguesa na rede estadual do Rio de Janeiro e por 11 anos na rede municipal de Duque de Caxias. Esteve também como assessora pedagógica e implementadora de projetos na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, na Coordenadoria de Ensino Fundamental. Possui Pós-graduação em Língua Portuguesa, pela Unigranrio e pelo Liceu Literário Português, e Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, lidando com o aporte teórico da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau. Tem interesse em formulação e reorientação curricular, tendo participado da equipe de reformulação do Currículo Básico SEEDUC - RJ, bem como produção de material didático e revisão de texto para a Nova EJA, também da SEEDUC-RJ. Participou, ainda, como coordenadora regional de Linguagens, representando o Estado do Rio de Janeiro, nos debates que deram corpo ao texto definitivo da Base Nacional Comum Curricular, em 2016. 

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Leite, L. P. de V., & Leal, G. M. S. (2020). O elogio à crença: a construção da experiência política brasileira a partir do período pré-eleições de 2018. Gragoatá, 24(50), 922-945. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34171