Polissemia e interdiscursividade nos cartuns de Bruno Drummond: uma abordagem linguístico-discursiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34179Palavras-chave:
humor, língua, discurso, polissemia, interdiscurso.Resumo
O estudo aqui apresentado utiliza uma abordagem linguístico-discursiva dos cartuns de Bruno Drummond. Estabelece, inicialmente, uma distinção, no campo do humor gráfico, entre charge, cartum e caricatura. A seguir, destaca as características do cartum. Para a análise do corpus, recorre-se aos conceitos de polissemia e interdiscursividade estabelecendo a diferença entre esta e a intertextualidade. Na fundamentação teórica do humor gráfico, priorizam-se as considerações de Teixeira (2001 e 2005) e do autor (2007) em análise. No que respeita ao binômio interdiscursividade/intertextualidade, dá-se destaque aos estudos de Jenny (1979), Orlandi (2001) e Fiorin (2003). Na abordagem da polissemia, na comparação com a homonímia e a sinonímia, valorizam-se as obras de Borba (1970), Gonzáles et al. (1989). Por fim, também deram suporte à análise do corpus as considerações de Charaudeau (no prelo) sobre inferências discursivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.