Texto e compreensão: condições para a apreensão dos sentidos textuais

Autores

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis Faculdade de Letras da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34180

Palavras-chave:

compreensão, interpretação, análise inferencial.

Resumo

A temática deste artigo - compreensão e interpretação de texto - é tratada a partir da abordagem de Patrick Charaudeau realizada em dois momentos. Em artigo de 1995, ele problematiza o processo comunicativo de forma que se compreenda o que o sujeito comunicante põe em jogo, por meio da observação das escolhas mais ou menos conscientes que realiza, com a expectativa de se fazer compreender pelo receptor interpretante. Em texto de 2018, o autor propõe-se a reexaminar essas acepções, propondo uma abordagem interdisciplinar do tema, relacionando parâmetros advindos da tradição hermenêutica e das ciências da linguagem, mais especificamente da Teoria Semiolinguística do Discurso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Faculdade de Letras da UFRJ

Professora Titular de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ, é Graduada em Letras (Português- Inglês) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Franca- campus avançado da USP, Mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós- Doutorado em Análise do Discurso pela Universidade Paris 13, sob a supervisão de Patrick Charaudeau. Na Faculdade de Letras da UFRJ, atua desde 1982 na Graduação e também na Pós-Graduação nas áreas de Lingüística do texto, língua e ensino, com ênfase em estudos textuais e discursivos ; desenvolve pesquisas e tem publicações em Semântica lexical, Linguística do Texto e Análise do discurso de base comunicacional. Coordena o Laboratório de pesquisa CIAD- Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do discurso) com pesquisadores da UFRJ, UFF e UERJ, desenvolvendo Projeto sobre "Modalização e Enunciação no discurso midiático e literário". É Líder do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso certificado pelo CNPq. Foi Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ de 2010- 2012; tem orientado vários alunos de Graduação - Iniciação científica - e de Pós - Graduação- Mestrado, Doutorado- além de supervisionar também estágio de Pós- Doutorado.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Pauliukonis, M. A. L. (2020). Texto e compreensão: condições para a apreensão dos sentidos textuais. Gragoatá, 24(50), 773-784. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34180