“Aviso de gatilho”: efeitos de corpo, testemunho e denúncia

Autores

  • Aline Fernandes de Azevedo Bocchi Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Marília Giselda Rodrigues Círculo de Estudos do Discurso (UFU/CNPQ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25iEsp.34199

Palavras-chave:

corpo, testemunho, violência, efeito poético, resistência.

Resumo

Este artigo se inscreve no campo da Análise de Discurso e intenta discutir efeitos de corpo, testemunho e denúncia no poema “aviso de gatilho”, de Mariana Rocha Arduini, no qual o sujeito simboliza, por meio da escrita, a experiência da violência sexual. Para tanto, as análises problematizam questões constitutivas de suas condições de produção, como pertencimento, silenciamento e interseccionalidade e versam sobre os rastros de memória que permitem significar o poema como uma escrita de resistência à divisão racial e sexual do trabalho de escritura. Assim, procura-se compreender modos de simbolização da experiência da violência sexual constitutivos do poema como gestos de resistência à produção ideológica de sentidos que hipersexualiza o corpo da mulher negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Fernandes de Azevedo Bocchi, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Aline Fernandes de Azevedo Bocchi é doutora em Linguística pelo IEL/UNICAMP (2013), com pós-doutoramento pelo IEL/UNICAMP (2015), Université Paris 13 (2016) e FFCLRp-USP (2018). É docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNIFRAN e vice-líder do GTeDi - Grupo de Estudos do Texto e do Discurso. Sua área de atuação é Análise de Discurso de viés materialista, especialmente em sua interface com a Psicanálise. Trabalha especialmente com processos de subjetivação e práticas de resistência em temas como o testemunho, arquivo, sexualidade, gênero, infância e maternidade.

Marília Giselda Rodrigues, Círculo de Estudos do Discurso (UFU/CNPQ)

Marília Giselda Rodrigues é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC/SP (2013), é pesquisadora do CED - Círculo de Estudos do Discurso (UFU/CNPQ). Professora e pesquisadora na área da Análise do Discurso, seus temas de interesse são as práticas discursivas midiáticas e as práticas linguageiras e comunicacionais nas atividades de trabalho, com interfaces teóricas advindas de diferentes campos, tais como as Ciências do Trabalho (Ergonomia da atividade), Ciências da Comunicação, da Sociologia e da Filosofia.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Azevedo Bocchi, A. F. de, & Rodrigues, M. G. (2020). “Aviso de gatilho”: efeitos de corpo, testemunho e denúncia. Gragoatá, 25(Esp), 334-356. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25iEsp.34199