Maurice Blanchot: reflexões (em desastre) sobre "Aminadab"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i51.38050

Palavras-chave:

Teoria da Literatura, Literatura Comparada

Resumo

Com base na análise da narrativa Aminadab, do escritor Maurice Blanchot, são propostas algumas reflexões em torno da ideia de desastre apresentada pelo próprio escritor em seu livro L’écriture du désastre. O objetivo desse diálogo é observar como este livro em desastre retoma, reafirma e ressignifica grande parte do pensamento blanchotiano sobre literatura que acompanhamos ao longo de sua carreira literária, tanto crítica quanto ficcional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Andrade Pimentel, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Literatura Comparada pela UFF, realizou Doutorado-Sanduíche na Université de Picardie Jules Verne em Amiens-França com o professor Christophe Bident, pesquisador reconhecido por sua pesquisa em torno da obra blanchotiana. Tem experiência na área de Teoria da Literatura, com ênfase nos escritos ensaísticos e ficcionais do escritor francês Maurice Blanchot. Realiza atualmente Pós-doutorado junto ao Instituto de Letras da UFF, no qual trabalha com a tradução de duas obras do escritor francês Maurice Blanchot: Aminadab e De Kafka à Kafka.

Downloads

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Pimentel, D. A. (2020). Maurice Blanchot: reflexões (em desastre) sobre "Aminadab". Gragoatá, 25(51), 88-111. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i51.38050

Edição

Seção

v25n51 - Maurice Blanchot e a literatura em desastre