As construções comparativas assimilativas com 'tipo' e 'igual' à luz da gramática de construções baseada no uso
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.40799Palavras-chave:
Construções comparativas assimilativas. Tipo. Igual. Gramática de Construções Baseada no Uso.Resumo
Este artigo busca descrever e analisar uma das possibilidades de materialização do processo cognitivo da comparação: a construção comparativa assimilativa (CCA), especialmente quando instanciada pelos conectores tipo e igual, no Português do Brasil, com base nos estudos de Thompson (2019). O aporte teórico central desta investigação baseia-se nos preceitos da Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 1995, 2006; DIESSEL, 2015), modelo teórico que tem como premissa básica a ideia de que a experiência de uso da língua afeta suas representações cognitivas. Para fins de descrição semântica, recorremos, também, à Semântica de Frames. Como fonte para nossa coleta de dados de usos linguísticos reais, utilizamos três diferentes corpora: o Corpus Oral Brasil, o Corpus Brasileiro e o Corpus do Português. Nossa análise evidenciou que as CCA instanciadas pelos conetores tipo e igual verdadeiramente constituem casos de materialização do processo de comparação. Além disso, manifestam-se no nível sintagmático, sentencial e intersentencial, contrariando a descrição dos estudos tradicionais em geral.
Palavras-chave: Construções comparativas assimilativas; tipo; igual; Gramática de Construções Baseada no Uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.