Uma análise construcional das (de)formações lexicais com os nomes do atual chefe do executivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.40810

Palavras-chave:

Morfologia. Formação de palavras. Criatividade Linguística.

Resumo

Neste artigo, tomamos por base um conjunto de cerca de 150 construções oriundas do nome do atual presidente da república, a exemplo de “bolsonero”, “boçalnaro”, “bozonazi” e “bolsolão”. Nossa principal meta é mapear os processos envolvidos nessas cunhagens expressivas e observar se um novo tipo morfológico, denominado de splinter, porção não morfêmica recorrentemente usada em séries de palavras, vem-se disseminando também em bases antroponímicas. Pretendemos mostrar o teor opinativo dessas construções, vinculadas à chamada função expressiva de avaliação (Basilio, 1987), bem como analisar os vários casos de desconstruções vocabulares envolvendo tanto o prenome (“Jair” > “já ir”) quanto o sobrenome do referido presidente (“Bolsonaro” >> “bolso cheio”), denominadas, nesta ordem, de decomposição sublexical e falso cruzamento vocabular (Henriques, 2007). Corroborando Fauconnier e Turner (2002), concluímos que a produção de sentidos através da manipulação lexical tem relação direta com os três Is da mente: Identidade, Imaginação e Integração. Para descrever e formalizar os processos, fazemos uso da gramática de construções, sobretudo Goldberg (2005) e Booij (2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Gonçalves, UFRJ

É professor da Faculdade de Letras da UFRJ desde 1994, instituição em que se doutorou em 1997 e na qual atua, desde 1998, no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. Tem pós-doutoramento, subvencionado pelo CNPq, em interface morfologia-fonologia (UNICAMP, 2001). É pesquisador da área de Linguística, com ênfase em morfologia e fonologia do português, atuando, principalmente, nos seguintes temas: fronteiras internas da morfologia, morfologia não-concatenativa, interface morfologia-fonologia e processos de formação de palavras.  É coordenador do NEMP (Núcleo de Estudos Morfológicos do Português). Atualmente, é Professor Titular da UFRJ e desenvolve três projetos de pesquisa nessa instituição. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ a partir de 2013, vem orientando dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de iniciação científica sobre questões referentes à morfologia e à fonologia do português.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Gonçalves, C. A. (2020). Uma análise construcional das (de)formações lexicais com os nomes do atual chefe do executivo. Gragoatá, 25(52), 648-687. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.40810