A construção relacional polissêmica do tipo SN1 de SN2 no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.40939Palavras-chave:
Construções relacionais. Polissemia. Linguística Baseada no Uso.Resumo
Este estudo se dedica à descrição da construção relacional do tipo SN1 de SN2 em termos de sua natureza polissêmica, isto é, da possibilidade de se associar a diferentes sentidos que estariam relacionados, como finalidade, parte-todo e identificação, entre outros. Defendemos aqui que os sentidos veiculados por essa construção podem ser associados a um modelo cognitivo de ponto de referência, conforme proposto por Langacker (1991, 2003). Nossa análise está orientada pelo enquadre teórico da Linguística Baseada no Uso, por entendermos que a gramática de uma língua é modelada via processos cognitivos de domínio geral e ancorada na experiência do falante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.