Testemunhos em fragmentos: memórias do colonialismo português na peça Amores Pós-Coloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.42957

Palavras-chave:

Literatura Portuguesa

Resumo

A companhia teatral Hotel Europa, codirigida por André Amálio e Tereza Havlíčková, estreou em fevereiro de 2019, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a peça "Amores pós-coloniais", a quarta da série de teatro documental dedicada a Portugal contemporâneo – “Portugal não é um país pequeno” (2015), “Passa-porte” (2016) e “Libertação” (2017). Em “Amores pós-coloniais”, seis atores – três homens (dois brancos e um negro) e três mulheres (uma branca e duas negras) – dividem o palco, contando histórias de relações amorosas marcadas pela Guerra Colonial, pela descolonização, e por uma sociedade portuguesa que nutre um “pensamento que ainda não se descolonizou”. A peça, composta por fragmentos de testemunhos, músicas e referências bibliográficas sobre o tema, forma uma espécie de mosaico sobre a descoberta, a sobrevivência ou não do amor como um sentimento marcado pelas transformações sociais e históricas. Amores em África, amores em Portugal, durante a Guerra Colonial, após o 25 de abril de 1974, e seus desdobramento na atualidade, relações inter-raciais, violência doméstica, racismo, filhos sem pais, são alguns dos temas abordados no palco, tendo a fonte testemunhal como principal elemento para a estruturação do espetáculo. Este artigo pretende discutir a construção da peça “Amores pós-coloniais” a partir do uso em cena de testemunhos sobre o recente período colonial português e seus desdobramentos após o processo de descolonização, evidenciando os fragmentos como um “lugar” possível para o emergir das memórias ainda silenciadas na sociedade de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Guimarães Franco, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta das áreas de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Franco, R. G. (2020). Testemunhos em fragmentos: memórias do colonialismo português na peça Amores Pós-Coloniais. Gragoatá, 25(53), 993-1015. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.42957