Em diálogo. . . Resenha de Literatura Comparada e Literatura Brasileira: Circulações e Representações

Autores

  • Eduardo Coutinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.44550

Palavras-chave:

LITERATURA COMPARADA, LITERATURA BRASILEIRA, TEORIA LITERARIA

Resumo

A preocupação com a circulação da obra literária na era atual da globalização, principalmente após as contribuições trazidas pela Estética da Recepção, que chamaram atenção para a figura do leitor e para a relação da obra com os seus contextos de produção e recepção, prestou valiosa contribuição para os estudos de Literatura Comparada, questionando o eurocentrismo presente nas fases iniciais da disciplina e dando margem a uma reflexão mais ampla sobre a avaliação da própria obra em seus diversos momentos e locais de transposição. Neste livro, Literatura Comparada e Literatura Brasileira: circulações e representações (Boa Vista: Editora UFRR, 2020), que dá continuidade a reflexões já tratadas em outro anterior, organizado em 2017, com a contribuição de diversos autores, José Luís Jobim estuda a questão da circulação literária e cultural, incluindo, como ele próprio afirma, “discussão sobre questões teóricas que envolvem a circulação e que se referem à sua temporalidade, aos seus modos de existir, aos seus lugares, bem como aos objetos materiais e aos conceitos envolvidos nela”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Coutinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Professor Titular Emérito de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde exerceu também, de 1990 a 1994, a função de Diretor Adjunto de Pós-Graduação. É Mestre em Literatura Comparada pela Univ. da Carolina do Norte, Chapel Hill, e Doutor (PhD) em Literatura Comparada pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1983). Além de sua atividade docente na UFRJ, tem sido Professor Visitante em diferentes universidades no Brasil e no exterior (La Habana, Cuba; Córdoba, Argentina; Bochum, Alemanha) e Distinguished Visiting Professor na University of Illinois-Urbana/Champaign, EUA. Foi Vice-Presidente da Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), e membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É membro fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Ex-Vice-Presidente da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA), membro do PEN Clube Internacional, Membro da Academia Carioca de Letras e Consultor Científico de diversas agências de fomento à Educação (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB). É pesquisador 1 A do CNPq, e sua principal área de pesquisas é a Literatura Comparada, com ênfase sobre a Literatura Latino-Americana contemporânea.. Tem publicado diversos livros, ensaios e artigos em jornais e periódicos especializados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Coutinho, E. (2020). Em diálogo. . . Resenha de Literatura Comparada e Literatura Brasileira: Circulações e Representações. Gragoatá, 25(53), 1156-1163. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.44550