Famílias em situação plurilíngue: ideologias linguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i54.46372

Palavras-chave:

Ideologias linguísticas, Famílias plurilíngues, Bilinguismo familiar

Resumo

As famílias linguisticamente mistas possuem um acordo, tácito ou explícito, que constitui a política linguística familiar (KING; LOGAN-TERRY, 2008; MOZZILLO; PUPP SPINASSÉ, 2020) e que define as práticas cotidianas, bem como o projeto de transmissão e de manutenção (ou não) das línguas. Quando a(s) língua(s) do lar não coincide(m) com a(s) do mundo exterior, pode haver uma situação de confronto entre o que é minoritário e o que é majoritário. A forma como a família vai lidar com o plurilinguismo é, frequentemente, uma escolha pautada não necessariamente em uma decisão consciente ou esclarecida, mas é, em grande parte, influenciada por ideologias linguísticas (WOOLARD, 2007) – as quais nem sempre estão de acordo com o que apontam resultados de estudos da área, já que essas ideologias estão constantemente imbuídas de crenças (PAJARES, 1992). Assim, dependendo das práticas adotadas, a família pode determinar e fomentar o bilinguismo das crianças, ou pode mesmo impedir que os filhos sejam criados com mais de uma língua, levando ao monolinguismo. Nesse sentido, o presente artigo pretende abordar algumas ideologias linguísticas obtidas do discurso de pais e mães de famílias em situação plurilíngue, apresentando os ideologemas encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Pupp Spinassé, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professora Associada do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras, atuando nas linhas de Linguística Aplicada e de Sociolinguística com os temas Bi/Plurilinguismo, Biletramento, Didática do Multilinguismo, Políticas linguísticas e Língua Alemã.

Isabella Mozzillo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Professora Titular do Centro de Letras e Comunicação, atuando com Língua Francesa, Linguística Aplicada, Línguas em contato e Políticas linguísticas.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Pupp Spinassé, K., & Mozzillo, I. (2021). Famílias em situação plurilíngue: ideologias linguísticas. Gragoatá, 26(54), 294-235. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i54.46372