“It didn’t Happen that Way”: The Role of Narrative Inconsistencies in Margaret Atwood’s Dystopia the Handmaid’s Tale
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i55.47376Resumo
“Não Aconteceu Assim”: o Papel das Inconsistências Narrativas na Distopia the Handmaid’s Tale, de Margaret
Este trabalho analisa a função das inconsistências narrativas presentes no romance distópico The Handmaid’s Tale (1985), de Margaret Atwood, a partir do modelo construtivista proposto por Meir Sternberg e Tamar Yacobi (2015) em sua discussão a respeito da (in)confiabilidade nas narrativas. A análise aqui proposta sugere que as inconsistências geradas a partir da justaposição da narrativa de Offred e do epílogo do romance—na forma da transcrição de um simpósio ocorrido no ano de 2195—, têm um propósito específico. Este pode ser entendido por meio da aplicação de dois mecanismos interpretativos propostos por Sternberg e Yacobi: aquele relacionado à perspectiva específica adotada no texto e aquele que diz respeito aos objetivos temáticos do texto—sua função. Ao pensar no romance como um ato comunicativo, exploramos de que maneira ele se engaja com as noções tanto de desespero quanto de esperança que estão imbricadas na escrita distópica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.