Amor filosófico, amor poético: conformações do pensamento em António Franco Alexandre
CONFORMATIONS OF THOUGHT IN ANTÓNIO FRANCO ALEXANDRE
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i57.51438Palavras-chave:
Filosofia Poesia António Franco ALexandre Federico García LorcaResumo
Trata-se de perceber o modo pelo qual António Franco Alexandre se coloca diante do discurso poético, levando em consideração a filosofia enquanto instituição discursiva que não detém a exclusividade do exercício do pensamento. Com esse objetivo, importa desenvolver um debate acerca das disciplinas filosófica e poética, a partir de pensadores (Lucrécio, Nietzsche, Derrida) que se ocuparam de complexificar as fronteiras que demarcam as atividades discursivas entre a diferença e a repetição, entre a alteridade e a identidade. Trata-se, por fim, de expor um pensamento sobre o amor com foco no livro de poemas Duende, publicado em 2002 em diálogo com a conferência de Federico García Lorca Teoría y juego del duende, de 1933.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.