Había una vez una construcción presentativa. Interpretaciones discursivas de las oraciones con haber impersonal
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51630Palavras-chave:
Existenciales. Haber impersonal. Construcciones presentativasResumo
A partir de datos naturales analizados en su contexto de uso, en este artículo nos proponemos cuestionar la adscripción global de la construcción con 'haber' impersonal del español a la clase de las construcciones existenciales, así como la centralidad que se asigna a su supuesta función presentativa. Proponemos en cambio una distinción preliminar entre predicaciones existenciales, locativas, posesivas, atributivas y eventivas, y de funciones discursivas adicionales a la presentativa; a saber, caracterizadora, encapsuladora, ejemplificadora, reformuladora, de coda saliente y de cierre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.