Discutindo níveis de generalização na gramática de construções baseada no uso: a rede construcional [(x) chegar sn]foc no PB

Autores

  • Roberto de Freitas Junior UFRJ
  • João Paulo da Silva Nascimento UERJ-FFP/UFRJ
  • Priscilla Mouta Marques UFRJ
  • Isabela Maria Gonçalves Albernaz

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51631

Palavras-chave:

Construções de Estrutura Argumental., GCBU., Informatividade.

Resumo

RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a rede taxonômica [(X) CHEGAR SN]FOC no Português do Brasil (PB) e as relações de herança mantidas entre o esquema [(X)VSN]FOC, o subesquema [(X) CHEGAR SN]FOC e microconstruções [(X) CHEGAR SN]FOC com propriedades próprias de forma e sentido. O trabalho se desenvolve a partir do modelo da Gramática de Construções Baseada no Uso (GCBU), associado à Linguística Cognitivo-Funcional, que defende a emergência da gramática como processo resultante da experiência com o uso da língua e da atuação dos Processos Cognitivos de Domínio Geral.  Argumentamos a favor de uma representação em rede de microconstruções [(X) CHEGAR SN]FOC - de sentido apresentacional de tempo, evento e referentes inespecíficos -, ligadas ao esquema [(X) CHEGAR SN]FOC  - de sentido introdutório/apresentacional -, por sua vez, ligado ao padrão mais abstrato [(X)VSN]FOC - de natureza pragmática fortemente associada à informatividade, em particular à focalização. Assim, o artigo discute limites e possibilidades para a representação cognitiva da gramática, em uma perspectiva bottom-up de aquisição da linguagem, pautando-se no compromisso com o realismo psicológico e os limites da categorização. Ainda, a discussão tangencia os pressupostos apresentados em Perek (2015) acerca da hipótese da valência verbal baseada no uso e da emergência de novas representações de maior grau de emancipação e acessibilidade cognitiva.

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Biografia do Autor

Roberto de Freitas Junior, UFRJ

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso e da Gramática das Construções Diassistêmica. Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-6237-1040

João Paulo da Silva Nascimento, UERJ-FFP/UFRJ

João Paulo Nascimento é Licenciado em Letras: Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (SUMMA CUM LAUDE, 2020) e Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Possui Aperfeiçoamentos acadêmicos em Atendimento Educacional Especializado (FAMESP, 2019), Bem-Estar no Contexto Escolar (SEB/MEC, 2021), Educação e Tecnologia (SEB/MEC, 2021) e Formação de Professores de Português para Estrangeiros (UNESP/IBILCE, em andamento). Concluiu pós-graduação lato sensu em Língua Brasileira de Sinais (FSV, 2021) e está concluindo especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS, 2021) e em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (FI, 2021). É Mestrando em Estudos Linguísticos (bolsista CAPES), na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do qual é representante da área de Linguística. Associado ao Núcleo de Estudos sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e ao grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ), dedica-se a investigações na interface Linguagem e Cognição, atuando nos seguintes temas: contato linguístico, tópicos específicos de contextos plurilíngues, aquisição de segunda língua em abordagem construcional diassistêmica, ensino de português como língua adicional e descrição linguística do português brasileiro utilizado por nativos e por falantes de outras línguas e da libras. Sua produção intelectual concentra-se nas áreas de Letras e Educação e compreende artigos publicados em periódicos científicos indexados, capítulos de livros, coorganização de livros e apresentações de conferências e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Atualmente, é Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Substituto/Edital 55/2019) do Colégio Pedro II, onde atua no Departamento de Anos Iniciais do Ensino (Campus São Cristóvão I), lecionando Literatura no 1° segmento.

Priscilla Mouta Marques, UFRJ

Possui graduação em Letras (Português - Literaturas) (1999), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui curso de aperfeiçoamento acadêmico na Universidade da Califórnia - Berkeley (2009). É Professora Adjunta de Linguística da UFRJ, membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição e pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. É também membro do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação vocabular; construção gramatical; construcionalização; mudanças construcionais; adjetivos adverbiais.

Isabela Maria Gonçalves Albernaz

Estudante de Letras: Português - Inglês, na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Atua como bolsista PIBIC-UFRJ, na área de Linguística Cognitiva e Gramática de Construções. É voluntária PIBID - UFRJ com o subprojeto Língua Portuguesa e Produção Textual, atuando no CEFET/RJ. Foi monitora da disciplina Produção de Textos em Português, no Departamento Letras-Libras (2020). Ministrou como monitora voluntária "Oficina de Resumo e Resenha", em UFRJ (2020). Estudou Redação I e II (2017) e estuda Francês (2019 até o momento) no Curso de Línguas Abertos à Comunidade da UFRJ (CLAC). Frequentou "International Language Academy of Canada", em Toronto, para o estudo de Inglês como L2 (2020). Foi aluna Técnica de Gerência em Saúde, pela EPSJV - Fiocruz (2015 - 2018). Foi estagiária do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - Fiocruz (2018). Atuou como bolsista PIBIC com o projeto de pesquisa em Mulheres, patriarcado e o mundo do trabalho: um debate a partir das perspectivas russo-soviética e brasileira (2017 - 2018).

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

de Freitas Junior, R., da Silva Nascimento, J. P. ., Mouta Marques, P., & Gonçalves Albernaz, I. M. (2022). Discutindo níveis de generalização na gramática de construções baseada no uso: a rede construcional [(x) chegar sn]foc no PB. Gragoatá, 27(58), 20-51. https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51631

Edição

Seção

v.27, n.58 - Língua, Gramática e Discurso na interface pragmática-sintaxe