Estatuto informacional e focalização: sua influência na posição do sujeito no PB
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51885Palavras-chave:
Estatuto informacional. Ordem VS. Clivagem. Focalização. DiacroniaResumo
Neste artigo discutimos a relação entre o estatuto informacional do sujeito e a sua posição no Português Brasileiro (PB). Para tanto, analisamos cartas pessoais escritas por brasileiros nascidos entre os séculos XIX e XX, mais especificamente, entre 1800 e 1975. Diversos estudos sobre a ordem de palavras no PB afirmam que a língua passou mudanças relativas à posição do sujeito, que resultaram em uma gramática de ordem SV rígida e a ordem VS, que antes era influenciada por fatores funcionais, como o estatuto informacional, passa a ser restrita a contextos gramaticais específicos, como o inacusativo. Tendo em vista esse cenário, investigamos essa mudança, buscando testar duas hipóteses: (i) a novidade do sujeito perde relevância como fator que favorece a posposição e (ii) há a emergência de outras estratégias gramaticais para marcar o sujeito focalizado. Nossos resultados mostram que a ordem VS não é mais influenciada principalmente pelo estatuto informacional, que é relevante quando em associação aos verbos inacusativos, e que, com a perda da VS, a clivagem emerge como estratégia para focalização, mas apenas na presença de traços de contraste e exaustividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.