Estatuto informacional e focalização: sua influência na posição do sujeito no PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51885

Palavras-chave:

Estatuto informacional. Ordem VS. Clivagem. Focalização. Diacronia

Resumo

Neste artigo discutimos a relação entre o estatuto informacional do sujeito e a sua posição no Português Brasileiro (PB). Para tanto, analisamos cartas pessoais escritas por brasileiros nascidos entre os séculos XIX e XX, mais especificamente, entre 1800 e 1975. Diversos estudos sobre a ordem de palavras no PB afirmam que a língua passou mudanças relativas à posição do sujeito, que resultaram em uma gramática de ordem SV rígida e a ordem VS, que antes era influenciada por fatores funcionais, como o estatuto informacional, passa a ser restrita a contextos gramaticais específicos, como o inacusativo. Tendo em vista esse cenário, investigamos essa mudança, buscando testar duas hipóteses: (i) a novidade do sujeito perde relevância como fator que favorece a posposição e (ii) há a emergência de outras estratégias gramaticais para marcar o sujeito focalizado. Nossos resultados mostram que a ordem VS não é mais influenciada principalmente pelo estatuto informacional, que é relevante quando em associação aos verbos inacusativos, e que, com a perda da VS, a clivagem emerge como estratégia para focalização, mas apenas na presença de traços de contraste e exaustividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Regina de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Investiga sintaxe diacrônica, com ênfase numa abordagem formal para os estudos da mudança, principalmente na detecção de gramáticas em competição na mudança linguística (Kroch, 1989). Atualmente, tem investigado a mudança na ordem VS no Português Brasileiro num corpus de cartas escritas por missivistas brasileiros nascidos entre os fins do século XVIII e meados do século XX com o projeto “Posição do Sujeito e Estrutura Informacional da Sentença”. É uma das investigadoras do Projeto História do Português - HistLing - coordenado por Célia Lopes (UFRJ) e integra a equipe de investigadores do Projeto para a História do Português Brasileiro - PHPB - coordenado no Brasil por Ataliba de Castilho (USP) e no Rio de Janeiro por Maria Eugenia Duarte(UFRJ) e Márcia Rumeu (UFMG).

Anna Beatriz Cavalcante de Melo da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Licenciada em Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta do Setor de Língua Portuguesa da UFRJ. No mestrado, estudou as relações entre as mudanças no padrão de ordem do PB e a marcação sintática de foco em cartas pessoais escritas por brasileiros nascidos nos séculos XIX e XX. Tem interesse em sintaxe diacrônica, mudança linguística na perspectiva formal e focalização.

Anna Lyssa do Nascimento Donato Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra e Doutoranda em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística em abordagem diacrônica. Atuou como Professora Substituta de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Downloads

Publicado

2022-05-03

Como Citar

Cavalcante, S. R. de O., Cruz, A. B. C. de M. da, & Machado, A. L. do N. D. (2022). Estatuto informacional e focalização: sua influência na posição do sujeito no PB. Gragoatá, 27(58), 327-360. https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51885

Edição

Seção

v.27, n.58 - Língua, Gramática e Discurso na interface pragmática-sintaxe