Comparativismos combinados e desiguais. Repensar o campo dos estudos literários africanos e pós-colonais à luz do debate sobre literatura-mundial. Notas para novos caminhos comparatistas
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i59.53665Palavras-chave:
Literaturas Africanas Comparadas. Teoria pós-colonial. Literatura-Mundial. Romance (semi-)periférico. Sistema literário-mundial.Resumo
O Projeto de Pesquisa se situa no campo dos estudos literários sobre romance africano contemporâneo e de teoria literária pós-colonial a serem entendidos como campos de estudos contíguos e em crescente afirmação no contexto acadêmico brasileiro e global. A partir de um mapeamento dos paradigmas críticos produzidos no âmbito dos estudos pós-coloniais com particular enfoque nos recentes desdobramentos que pautam o debate sobre literatura-mundial, o Projeto se debruça sobre um corpus de autores africanos contemporâneos consagrados com vista à consolidação de uma categoria crítica inédita correspondente à noção de romance africano (semi-)periférico a ser entendido como forma literária paradigmática para o estabelecimento de um novo campo de estudo que corresponde à definição de Literaturas Africanas Comparadas. Ilustrando a pesquisa que será desenvolvida no Projeto, o escopo deste artigo é definir novos caminhos comparatistas e possibilidades criticas no âmbito do campos dos estudos literários africanos e pós-coloniais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gragoatá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.