O processo de leitura de alunos de português nas formações LLCER e LEA no âmbito universitário francês
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i62.57806.frPalavras-chave:
Lecture, Stratégies de lecture, LLCER e LEA, Enseignement de portugaisResumo
Neste artigo, apresentamos uma análise realizada em torno da leitura no âmbito do ensino de português no contexto universitário francês, mais precisamente na Universidade Rennes 2. Para tanto, recuperamos o protocolo de pesquisa elaborado entre 2014 e 2018 (BOGANIKA, 2018), a partir do qual, em uma perspectiva contrastiva, foram analisados os efeitos do sistema escolar brasileiro e francês na aprendizagem da compreensão de leitura. Com o objetivo de refletir sobre a questão da leitura no âmbito do estudo do português, com uma atenção especial dada à heterogeneidade linguística presente nas classes de língua portuguesa, este estudo apresenta a composição do grupo de participantes que constituíram o corpus de pesquisa, todos inscritos na Universidade Rennes 2. Em seguida, o protocolo de pesquisa utilizado, bem como a análise qualitativa dos dados, são apresentados. Durante a análise qualitativa, foi necessária uma seleção dos aspectos mais relevantes dos dados analisados. Assim, este estudo destaca a construção da compreensão de leitura a partir da análise da polifonia e do julgamento de valor. Essas análises antecedem as conclusões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gragoatá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.