O convívio polêmico em meio à pandemia de Covid-19 – um olhar semiótico discursivo sobre as relações do si com o outro

Autores

  • Marcelo Eduardo da Silva UFMS e IFMS
  • Sueli Maria Ramos da Silva UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i62.58331.pt

Palavras-chave:

Semiótica Tensiva, Afeto, Covid-19, Polêmica, Pandemia

Resumo

Se o convívio e o diálogo entre ego e alterego é conflituoso, e as divergências parecem exacerbadas nesse período pandêmico por Covid-19 pelo qual passamos, em meio a esta conjuntura, qual o grau de admissão em nossa existência, ou nas diversas esferas de tomadas de decisões cotidianas, perante aqueles que denominamos de Outro? Esse Outro, a todo o momento (re)construído discursivamente, é esquecido e/ou silenciado? Apresentar possibilidades de respostas a essas perguntas é o objetivo geral do presente trabalho. De forma específica, objetiva-se apontar, por meio das estratégias retóricas de convencimento envolvendo o afeto presentes nos enunciados observados, uma proposta de medição do nível de assimilação do Outro na vida do Si. Baseando-se nas vertentes semióticas ditas Tensiva e Sociossemiótica, metodologicamente são apontados efeitos de sentido em análises de enunciados extraídos de reportagens que tratam sobre: a entrega de alimentos a pessoas em situação de rua; à confecção de uma cartilha sobre cuidados sanitários no idioma Guarani; uma denúncia feita à Justiça sobre comentários racistas referentes a indígenas; e sobre um projeto de extensão universitária de acolhimento a imigrantes. Como resultado dos apontamentos pode-se inferir que a relação Si-Outro não é harmônica, mas de dissenso, e que, a partir das análises sobre o afeto, seguindo Zilberberg e Landowski, podem ser graduadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Maria Ramos da Silva, UFMS

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5847506719450306

Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, cursos de mestrado e doutorado, da Universidade Federal do mato Grosso do Sul (2020-2021). Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul na FAALC, Departamento de Letras.Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudos Semióticos de Mato Grosso do Sul - SEMIOMS, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa: Semiótica: modelos teóricos e descritivos. Atuou como Professora Contratada III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Universidade de São Paulo (2013-2014); Atuou como Professora Doutora do programa de mestrado em Letras em Linguagem, Cultura e Discurso da Universidade Vale do Rio Verde - Unincor - Três Corações - MG (2012-2014). Doutora em Semiótica e Linguística geral - FFLCH-USP (2012); Mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Lingüística geral da FFLCH-USP (2007); Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica e Análise do Discurso (AD-Francesa) com ênfase na análise de discurso religioso e de divulgação religiosa.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

da Silva, M. E., & Ramos da Silva, S. M. (2023). O convívio polêmico em meio à pandemia de Covid-19 – um olhar semiótico discursivo sobre as relações do si com o outro. Gragoatá, 28(62), e58331. https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i62.58331.pt