Aproximando-se da trama cultural atual: Krenak
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i65.64850.esPalavras-chave:
Culturas indígenas, Natureza, AncestralidadeResumo
O texto quer se aproximar do tecido móvel que forma a cultura e para isso se refere aos sistemas que a constroem. Um deles é o das culturas indígenas. Este pensamento, segundo Ailton Krenak, considera uma realidade onde o humano é apenas uma parte de um mundo que silencia outras presenças. Hoje a existência desta outra forma de pensamento anteriormente discriminada começa a ser reconhecida. É necessário aceitar que existem diferentes formas válidas de relação com o mundo, para além daquela do Ocidente, que é que a conhecemos e dá origem à nossa forma de modernidade. Krenak confronta a concepção antropocêntrica. O Ocidente não escuta. O pensamento de Bruno Latour, porém, está na linha anterior, promovendo a não separação entre natureza e cultura. Comunidade que é transcendência. É aquela que a literatura e a arte oferecem. É preciso ouvir as histórias dessa outra cosmovisão.
Downloads
Referências
AUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2021.
CASAS BULNES, Rocío. Fauna improbable. Santiago de Chile: Editorial Usach, 2024.
CHAKRABARTY, Dipesh. O clima da história: quatro teses. Sopro, Florianópolis, n. 91, p. 1-12, jul., 2013.
CLASTRES, Pierre. La sociedad contra el Estado. Santiago de Chile: Editorial Hueders, 2010.
DABOVE, Santiago. Ser polvo. In: DABOVE, Santiago. La muerte y su traje. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2015 [1961]. p. 17-22.
ETTE, Ottmar. Ottmar Ette: las literaturas del mundo y su potencia para cambiar la vida. Entrevista concedida a Daniel Link e Adriana Rodríguez Pérsico, 14 maio 2021. Disponível em: https://www.untref.edu.ar/mundountref/ottmar-ette-literatura-mundo-potencia-vida. Acesso em: 14 set. 2024.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. La caída del cielo. Madrid: Capitan Swing Libros, 2024 [2010].
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. Barcelona: Taurus, 2024.
ROSA, João Guimarães. Estas estórias. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1967.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 4. ed. São Paulo: Círculo do Livro, 1989 [1956].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gragoatá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.