The interpretation of the numerals in language acquisition

Authors

  • Mercedes Marcilese PUC-Rio
  • Marina Rosa Ana Augusto PUC-Rio / UERJ
  • Letícia Maria Sicuro Corrêa PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32925

Keywords:

acquisition, numerals, exact vs. scalar interpretations

Abstract

This study investigates numerals acquisition. Different approaches to the problem of how perceived quantities are mapped onto lexical items in the numeral sequence are discussed. A comprehension experiment with 3 and 4-year-olds is reported. The results are compatible with the idea that, even when scalar or approximate interpretations are possible in some contexts, numerals are early identified as preferentially carrying information about exact quantities. This information seems to be crucial in order to understand the acquisition pattern of these elements.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mercedes Marcilese, PUC-Rio

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Letras pela PUC-RJ. Licenciada e bacharel em Letras pela Universidad Nacional del Litoral (Santa Fe – Argentina). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem

Marina Rosa Ana Augusto, PUC-Rio / UERJ

Graduada em Letras pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas, mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Linguística pela Unicamp. Atualmente é Professora Colaboradora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atua principalmente nos seguintes temas: ilha factiva, teoria gerativa.

Letícia Maria Sicuro Corrêa, PUC-Rio

Obteve PhD pela University of London em 1986, com tese em Psicolinguística, e desde então atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio. Coordenou o GT (Grupo de Trabalho) de Psicolinguística da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística), de 1988-2002, fundou e coordena o LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem) e atuou como pesquisador visitante (CNRS) na Universidade Paris-V. Sua linha de pesquisa, Processamento e Aquisição da Linguagem, caracteriza-se por integrar teoria linguística (na perspectiva do Minimalismo) com o estudo psicolinguístico da produção e da compreensão da linguagem, e da aquisição da língua materna, na perspectiva da criança que processa a fala à sua volta. Recentemente, essa linha de pesquisa se desdobra para o estudo do Déficit Específico da Linguagem (DEL) dando origem a projetos de cunho mais aplicado, voltados para a identificação da natureza dos problemas de linguagem de crianças.

Published

2011-06-30

How to Cite

Marcilese, M., Augusto, M. R. A., & Corrêa, L. M. S. (2011). The interpretation of the numerals in language acquisition. Gragoatá, 16(30). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32925

Issue

Section

Language Articles