Methodological reflections for the sociocultural analysis of writers in historical corpora

Authors

  • Célia Regina dos Santos Lopes UFRJ
  • Leonardo Lennertz Marcotulio UFRJ
  • Márcia Cristina de Brito Rumeu UFMG
  • Alexandre Xavier Lima UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33084

Keywords:

sociolinguistic categories, sociolinguistic method in history, historical corpora

Abstract

This article presents a discussion on the methodological procedures in the productive process of reconstruction of socio-cultural profiles of writers from the past synchronicities Portuguese. It is intended to reflect about the implementation of social categories (gender, age, educational level, nationality, place of birth of the author) to writers of handwritten letters and printed texts, pointing out the struggles and methodological approaches implemented in the development of a Portuguese Historical Sociolinguistic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Célia Regina dos Santos Lopes, UFRJ

Professora associada de língua portuguesa na UFRJ e bolsista do CNPq. Desenvolve pesquisa em gramaticalização, sistema pronominal do português na sincronia e diacronia. Em 2010, publicou “A persistência e a decategorização nos processos de gramaticalização(in: Vitral, Lorenzo e COELHO, Sueli (orgs), Estudos de processos de gramaticalização em português: metodologias e aplicações). Em 2009, organizou com Uli Reich (FU Berlin) uma edição especial para a revista Neue Romania sobre Processos Urbanos I: Variação Linguística em Megalópoles Latino-Americanas.

Leonardo Lennertz Marcotulio, UFRJ

Doutorando em Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve trabalhos na área de Línguística Histórica e Crítica Textual, atuando principalmente na análise das formas de tratamento do latim ao português assim como na edição digital de documentos antigos. Em 2010, publicou o livro Língua e História: o marquês do Lavradio e as estratégias linguísticas da escrita no Brasil Colonial. Em 2009, publicou, em coautoria com Célia Lopes, Aline Silva e Viviane Santos, no volume 39 da revista Neue Romania, o artigo intitulado “Quem está do outro lado do túnel? Tu ou você na cena urbana carioca”.

Márcia Cristina de Brito Rumeu, UFMG

Professora adjunta da área de língua portuguesa da Faculdade de Letras da UFMG. Desenvolve trabalhos na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, voltada principalmente para os seguintes temas: rearranjo do sistema pronominal do português brasileiro, gramaticalização e crítica textual. Em 2008, publicou, na Revista da ABRALIN, Volume 7, o artigo intitulado “A categoria Pronome na construção da metalinguagem do português”. Publicou, em coautoria com Célia Regina dos Santos Lopes, o capítulo intitulado O quadro de pronomes pessoais do português: as mudanças na especificação dos traços intrínsecos(in: CASTILHO, Ataliba; MORAIS, Maria Aparecida Torres; LOPES, Ruth Vasconcellos; CYRINO, Sônia (orgs.), Descrição, História e Aquisição do Português Brasileiro, 2006).

Alexandre Xavier Lima, UFRJ

Doutorando em Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professor de Língua Portuguesa do Município do Rio de Janeiro. Em 2010, defendeu Dissertação de Mestrado intitulada Crítica Textual e Corpora para a Linguística Histórica: Padrões Ortográficos Oitocentistas em Folhetins (crônicas) e França Junior. Em 2006, publicou, pela editora da UERJ, o texto A edição de folhetins oitocentistas cariocas: o caso França Junior e, em 2005, publicou, em coautoria com Rosane Manhães da Rocha, o artigo Diferentes usos para o rótulo folhetim e a construção do público leitor no século XIX, também pela editora da UERJ.

Published

2010-12-30

How to Cite

Lopes, C. R. dos S., Marcotulio, L. L., Rumeu, M. C. de B., & Lima, A. X. (2010). Methodological reflections for the sociocultural analysis of writers in historical corpora. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33084