Línguas africanas no Brasil

Autores

  • Margarida Maria Taddoni Petter USP

Palavras-chave:

línguas africanas, línguas africanas no Brasil, português brasileiro

Resumo

As línguas africanas manifestam-se, hoje, no Brasil, como línguas especiais, com uma função ritua1, nos chamados cultos afro-brasileiros, ou com uma função de demarcação social, no seu uso como língua secreta, nas comunidades do Cafundó e da Tabatinga. Este texto retraça a história do contato das línguas africanas com o português no Brasil e discute a participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida Maria Taddoni Petter, USP

Doutora pela USP, é professora do Departamento de Lingüística da FFLCH-USP. Foi de 1981 a 1987 leitora de português na Universidade da Costa do Marfim, onde fez formação em lingüística africana. Participou do projeto coletivo "História das Idéias Lingüísticas: ética e política das línguas", com o artigo "Portugais du Brésil et langues africaines" (com Emilio Bonvini). Integra o projeto" A Participação das Línguas Africanas na Constituição do Português Brasileiro" no âmbito dos acordos internacionais CAPES/COFECUB.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Petter, M. M. T. (2005). Línguas africanas no Brasil. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33263

Edição

Seção

Artigos de Literatura