Da sobrevivência das imagens como fantasma: um leitura de a ocupação, de Julián Fuks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.42950

Keywords:

Imagem. Fantasma. Memória. Resistência.

Abstract

O presente artigo procura investigar as imagens de resistência às formas de violência no romance A Ocupação (2019), de Julián Fuks, que mescla três narrativas concomitantes, cujas experiências das personagens apresentam diversos sentidos de ocupação e resistência. Dentre os vários temas propostos neste romance escolheu-se o problema do sintoma como ocultamento de certas imagens que retornam muito tempo depois na condição de fantasmas à consciência. Utilizaremos o aporte teórico de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman sobre o caráter fantasmático das imagens, bem como a noção de espectropoética, de Jacques Derrida. Os resultados dessa leitura evidenciam que a relação entre o que está perdido de maneira irremediável e o fantasma imagético da perda traz à tona as muitas maneiras em que a vida, e o circuito dos afetos que a envolve, pela política do passado e do presente, pode ser percebido como um modo de sublimação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Eduardo Benites de Moraes, Universidade Federal de Rondônia

Licenciado em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Estudos de Linguagens e Doutor em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor do quadro efetivo no Departamento de Línguas Estrangeiras (DLE) da Universidade Federal de Rondônia e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da mesma instituição. Realiza pesquisas na área de Teoria Literária e Estudos Comparados, atuando principalmente nos seguintes temas: Manoel de Barros; poéticas modernas e contemporâneas; literatura, filosofia, outras poéticas, outras alteridades e formação de professores. Trabalhou como professor do Centro de Idiomas - UCDB Idiomas - na área de Ensino de Língua Inglesa. Atuou como Professor de Língua Portuguesa (LP2) para alunos estrangeiros do Master Internacional Erasmus Mundus - Desenvolvimento Territorial Sustentável (Universidade de Pádua/Itália, Universidade Sorbonne Paris 1, Universidade de Leuven/ Bélgica, UCDB/ Brasil).Foi professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016-2019). Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sob a supervisão do Professor Dr. Josemar de Campos Maciel, com pesquisa na área de Literatura, Desenvolvimento e Hospitalidade. É líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (UNIR/CNPq) e pesquisador vinculado ao Laboratório de Humanidades (Labuh/CNPq) da Universidade Católica Dom Bosco. Membro do GT Psicologia & Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Published

2020-10-31

How to Cite

de Moraes, P. E. B. (2020). Da sobrevivência das imagens como fantasma: um leitura de a ocupação, de Julián Fuks. Gragoatá, 25(53), 1111-1130. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.42950