Gramática de construções - reflexões teóricas e aplicações empíricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.45897

Palavras-chave:

Apresentação.

Resumo

Apresentação à Gragoatá 52.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Costa Rosário, Universidade Federal Fluminense

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já atuou como professor substituto no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, atuando como vice-coordenador (2018-2022), docente e orientador no mestrado e doutorado.

Martin Hilpert, Universidade de Neuchâtel (Suiça)

Doutor em Linguística pela Rice University em 2007. Entre 2008 e 2012, ocupou cargos de pesquisador no International Computer Science Institute em Berkeley e no Freiburg Institute for Advanced Studies. Ingressou na University of Neuchâtel em 2012. Seus interesses de pesquisa incluem linguística cognitiva, mudança gramatical e metodologia empírica. Seus livros Germanic Future Constructions (2008, John Benjamins) e Constructional Change in English (2013, Cambridge University Press) mostram como as questões da mudança de linguagem podem ser estudadas usando dados de corpus diacrônicos. É autor de Construction Grammar and its application to English (2014, Edinburgh University Press). É co-editor da revista Functions of Language (John Benjamins).

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Rosário, I. C., & Hilpert, M. (2020). Gramática de construções - reflexões teóricas e aplicações empíricas. Gragoatá, 25(52), 520-548. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.45897