Discussing levels of generalization in the usage-based construction grammar: the [(x) chegar sn]foc construction network on BP

Authors

  • Roberto de Freitas Junior UFRJ
  • João Paulo da Silva Nascimento UERJ-FFP/UFRJ
  • Priscilla Mouta Marques UFRJ
  • Isabela Maria Gonçalves Albernaz

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51631

Keywords:

Argument Structure Constructions. UBCG. Informativeness.

Abstract

ABSTRACT: The article presents a study on the [(X) CHEGAR SN]FOC taxonomic construction network in Brazilian Portuguese and on the relations maintained between the [(X)VSN]FOC schema, the  [(X) CHEGAR SN]FOC subschema and [(X) CHEGAR SN]FOC microconstructions of proper form/meaning characteristics. The research is developed under the Usage-Based Construction Grammar model, associated with Cognitive-Functional Linguistics, an area that defends the emergence of grammar as resulting from language experience and the role of Domain-General Cognitive  Processes. We argue in favor of a network representation of [(X) CHEGAR SN]FOC microconstructions with meaning characteristics of presentation of time, event and nonspecific referents. These microconstructions are headed by the subschema [(X) CHEGAR SN]FOC of introductory/presentational meaning which is also headed by the more abstract schema [(X)VSN]FOC that has pragmatic nature strongly associated with informativiness, in particular regarding focus strategies. Thus the article discusses limits and possibilities for the cognitive representation of grammar, in a bottom-up perspective of language acquisition, and is based on the commitment to psychological realism and the limits of categorization. The discussion also touches on the assumptions originated in Perek (2015) about the usage-based valency hypothesis and the emergence of new representations with a higher degree of cognitive accessibility and emancipation.

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Author Biographies

Roberto de Freitas Junior, UFRJ

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso e da Gramática das Construções Diassistêmica. Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-6237-1040

João Paulo da Silva Nascimento, UERJ-FFP/UFRJ

João Paulo Nascimento é Licenciado em Letras: Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (SUMMA CUM LAUDE, 2020) e Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Possui Aperfeiçoamentos acadêmicos em Atendimento Educacional Especializado (FAMESP, 2019), Bem-Estar no Contexto Escolar (SEB/MEC, 2021), Educação e Tecnologia (SEB/MEC, 2021) e Formação de Professores de Português para Estrangeiros (UNESP/IBILCE, em andamento). Concluiu pós-graduação lato sensu em Língua Brasileira de Sinais (FSV, 2021) e está concluindo especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS, 2021) e em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (FI, 2021). É Mestrando em Estudos Linguísticos (bolsista CAPES), na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do qual é representante da área de Linguística. Associado ao Núcleo de Estudos sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e ao grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ), dedica-se a investigações na interface Linguagem e Cognição, atuando nos seguintes temas: contato linguístico, tópicos específicos de contextos plurilíngues, aquisição de segunda língua em abordagem construcional diassistêmica, ensino de português como língua adicional e descrição linguística do português brasileiro utilizado por nativos e por falantes de outras línguas e da libras. Sua produção intelectual concentra-se nas áreas de Letras e Educação e compreende artigos publicados em periódicos científicos indexados, capítulos de livros, coorganização de livros e apresentações de conferências e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Atualmente, é Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Substituto/Edital 55/2019) do Colégio Pedro II, onde atua no Departamento de Anos Iniciais do Ensino (Campus São Cristóvão I), lecionando Literatura no 1° segmento.

Priscilla Mouta Marques, UFRJ

Possui graduação em Letras (Português - Literaturas) (1999), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui curso de aperfeiçoamento acadêmico na Universidade da Califórnia - Berkeley (2009). É Professora Adjunta de Linguística da UFRJ, membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição e pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. É também membro do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação vocabular; construção gramatical; construcionalização; mudanças construcionais; adjetivos adverbiais.

Isabela Maria Gonçalves Albernaz

Estudante de Letras: Português - Inglês, na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Atua como bolsista PIBIC-UFRJ, na área de Linguística Cognitiva e Gramática de Construções. É voluntária PIBID - UFRJ com o subprojeto Língua Portuguesa e Produção Textual, atuando no CEFET/RJ. Foi monitora da disciplina Produção de Textos em Português, no Departamento Letras-Libras (2020). Ministrou como monitora voluntária "Oficina de Resumo e Resenha", em UFRJ (2020). Estudou Redação I e II (2017) e estuda Francês (2019 até o momento) no Curso de Línguas Abertos à Comunidade da UFRJ (CLAC). Frequentou "International Language Academy of Canada", em Toronto, para o estudo de Inglês como L2 (2020). Foi aluna Técnica de Gerência em Saúde, pela EPSJV - Fiocruz (2015 - 2018). Foi estagiária do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - Fiocruz (2018). Atuou como bolsista PIBIC com o projeto de pesquisa em Mulheres, patriarcado e o mundo do trabalho: um debate a partir das perspectivas russo-soviética e brasileira (2017 - 2018).

Published

2022-05-03

How to Cite

de Freitas Junior, R., da Silva Nascimento, J. P. ., Mouta Marques, P., & Gonçalves Albernaz, I. M. (2022). Discussing levels of generalization in the usage-based construction grammar: the [(x) chegar sn]foc construction network on BP. Gragoatá, 27(58), 20-51. https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51631

Issue

Section

v.27, n.58 - Língua, Gramática e Discurso na interface pragmática-sintaxe