A ESTÉTICA DA DIFERENÇA E O ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Cielo Griselda Festino Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.33000

Palabras clave:

estética, diferença, cânone literário

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir o conceito de estética e a sua relevância para o ensino das literaturas de língua inglesa no momento quando a disciplina Literatura Inglesa tem sido reformulada como Literaturas de Língua Inglesa para incluir as narrativas literárias não somente de tradições literárias canônicas como a inglesa ou a norte-americana, mas também das culturas que foram colônias inglesas e hoje têm suas próprias tradições literárias nacionais em língua inglesa. Nesse contexto, o conceito de estética será considerado em contraponto com o conceito de diferença, tanto a nível literário quanto a nível cultural.

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Biografía del autor/a

Cielo Griselda Festino, Universidade Paulista

Cielo G. Festino possui graduação em inglês pelo Instituto Nacional Del Professorado Joaquín V Gonzalez (1983), mestrado em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Língua e Literatura em Inglês pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Paulista. Tem pós-doutorado na área de ensino de literaturas estrangeiras pela Universidade de São Paulo/FAPESP (2007-2009) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2012) na área de narrativas pós-coloniais.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas de língua inglesa, com ênfase na literatura pós-colonial e ensino de literaturas estrangeiras

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Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Festino, C. G. (2014). A ESTÉTICA DA DIFERENÇA E O ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.33000

Número

Sección

Artigos de Literatura