Duas fábulas de cidade: configurações do espaço urbano em Bernardo Carvalho e João Cabral de Melo Neto

Autores/as

  • Diana Junkes Martha Toneto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33017

Palabras clave:

Bernardo Carvalho, “O Arquiteto”, narrativa contemporânea, influência, vestígios, João Cabral de Melo Neto

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre as figurativizações contem­porâneas da cidade a partir, especificamente, da leitura do conto “O arquiteto: um homem e uma mulher a caminho da polícia”, de Bernardo Carvalho (2004). Nesse conto, o escritor retoma o tema da cidade, seguindo uma tradição de textos da modernidade, desde Poe e Baudelaire, fazendo uníssono às representações da urbe verificadas em vários contos, romances e poemas brasileiros contemporâneos, mas recriando também, na corporalidade da sua escritura, densa e intensa, veloz e, em certa medida, agônica, os projetos utópicos das cidades ideais renascentistas, o que acentua o questionamento das utopias no con­texto contemporâneo. Para ampliar a discussão proposta, pretende-se contrapor trechos do conto de Bernardo Carvalho a poemas de João Cabral de Melo Neto, estabelecendo, extensivamente, alguns parâmetros para a reflexão acerca da influência em certa vertente da literatura contemporânea, cujo epicentro se configura, de acordo com a leitura aqui proposta, menos pela supremacia do novo do que por uma estética das rasuras na origem, dos rastros e dos lastros que a reinvenção do cânone possibilita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diana Junkes Martha Toneto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora de Literatura Brasileira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Câmpus de São José do Rio Pre­to). Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos de Poesia e Cultura (GEPOC - UNESP/SJRP), do Grupo CASA – Cadernos de Semióti­ca Aplicada (UNESP/Araraquara). Publica regularmente em perió­dicos de seletiva política editorial, entre os quais, citam-se: Revista Itinerários, Revista da ANPOLL, Revista ALFA, Revista de Letras, Revista Todas as Letras, Revista Via Atlântica; além de capítulos de livros e outras produções bibliográficas, destacando-se livro sobre o poema A Máquina do Mundo Repensada, de Haroldo de Campos, fruto de sua pesquisa de doutorado, a ser publicado pela Editora da UNESP em 2013. Sua pesquisa está voltada para estudos da literatura brasileira contemporânea, sobretudo poesia, e cultura.

##submission.downloads##

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Toneto, D. J. M. (2012). Duas fábulas de cidade: configurações do espaço urbano em Bernardo Carvalho e João Cabral de Melo Neto. Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33017

Número

Sección

Artigos de Literatura