Trânsitos afetivos na poesia contemporânea: cartografias, relevos e percursos

Autores/as

  • Luciana María Di Leone Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33021

Palabras clave:

poesia contemporânea, afetividade, cartografia, espacialidade

Resumen

Este texto pretende indagar sobre a forte presença de trabalhos artísticos, especialmente na poesia contemporânea, que apresentam uma cena de es­crita e leitura relacional e coletiva, que abre as no­ções de voz e subjetividade próprias aos encontros de afetação mútua com o outro. Tomando para isso e como fio condutor o trabalho de Marília Garcia, procuro me deter em alguns elementos paradig­máticos de uma poética dos afetos. Em primeiro lugar, na explicitação do próprio trabalho como um movimento permanente de escrita da leitura que, ao mesmo tempo, é resultado das leituras e encontros com poetas/amigos e a eles se endereça. Em seguida, na evidenciação da impossibilidade de um desenvolvimento pleno e sem atritos desse circuito, ou seja, da falha da correspondência entre a leitura e a escrita, entre representação e referente (conflito observado no trabalho sobre as cartografias). Por último, na construção delibera­da da obra como um percurso pautado pelos en­contros afetivos como momentos conflitantes, que performam criticamente essas falhas, projetando intervenções na cartografia que desestabilizam toda possibilidade de localização, mas ao mesmo tempo criam espaços de pertencimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana María Di Leone, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Flu­minense, com a tese “De trânsitos y afetos: alguma poesia argentina y brasileira do presente” (2011). Publicou o livro Ana C.: As tramas da consagração (2008), organizou junto com Florencia Garramuño e Gonzalo Aguilar Experiencia, cuerpo y subjetividades (2008) e, junto com Mario Cámara e Lucía Tennina, Experiencia, cuerpo y subjetivi­dades. Nuevas reflexiones (2011). Atualmente realiza pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, sobre teoria da poesia moderna e contemporânea.

##submission.downloads##

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Di Leone, L. M. (2012). Trânsitos afetivos na poesia contemporânea: cartografias, relevos e percursos. Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33021

Número

Sección

Artigos de Literatura