Imaginação histórica: ficção e subjetividade na escrita escolar
Palabras clave:
Interdisciplinaridade. Diário. Subjetividade. História culturalResumen
Este trabalho se propõe a investigar marcas de subjetividade encontradas em textos produzidos, por alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência interdisciplinar a que chamamos “Exercício de Imaginação Histórica”. O trabalho fundamentou-se no estudo das características do gênero diário e nos pressupostos teóricos da História Cultural e do Cotidiano. A produção dos alunos foi analisada sob o ponto de vista da materialidade lingüística, responsável pela configuração dos textos como diários, e da construção de sentidos que cada aluno conseguiu, com base nos conhecimentos e nos conceitos históricos, lingüísticos e literários que apreendeu. A análise permitiu observar que, para produzir, condicionados pelo contexto histórico, os alunos criaram estratégias a fim de exercitar a criatividade, exercitando também sua subjetividade como forma de garantir caráter ficcional à narrativa.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.