O arquivo e o presente

Autores/as

  • Raúl Antelo UFSC

Palabras clave:

arquivo, autonomia, neo-barroco, diáspora

Resumen

O modernismo latino-americano é um fluxo histórico com momentos de intensidade, lacu­nas, períodos de arrebatada agitação e ruptura dissidente. Reconstruir seu arquivo não significa procurar sua origem mas escolher, identificar e analisar aqueles momentos preteridos pela au­tonomia modernista. O efeito barroco, o assim chamado néo-barroco latino-americano dos anos 70, vincula-se diretamente com uma sorte de momento pré-póstero dessa história.

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Biografía del autor/a

Raúl Antelo, UFSC

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, leciona literatura brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina. Autor de Potências da imagem (Grifos, 2004) e Maria con Marcel. Duchamp en los trópicos (Buenos Aires, Siglo XXI, 2006), editou Antonio Candido y los estudios latinoamericanos (Pittsburgh, Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, 2001) e colaborou, tam­bém, em O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente (Lisboa, Gradiva, 2005); Candido Portinari y el sentido social del arte (Buenos Aires, Siglo XXI, 2005); Arte de posguerra (Buenos Aires, Paidós, 2005); Viver com Barthes (Rio de Janeiro, 7letras, 2005); Céu acima. Para um tombeau de Haroldo de Campos (São Paulo, Perspectiva, 2005); A literatura latino-americana no século XXI (Rio de Janeiro, Aeroplano, 2005); Gilberto Freyre e os estudos latino-americanos (Pittsburgh. Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, 2006) e Travessias do pós-trágico (São Paulo, UNIMARCO, 2006).

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Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Antelo, R. (2007). O arquivo e o presente. Gragoatá, 12(22). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33192