O conto policial de Jorge Luis Borges: cânone e marginalidade

Autores/as

  • Andréa Lúcia Padrão Ângelo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v12i22.33202

Palabras clave:

Borges, Cânone, Transgressão, Policial

Resumen

A obra de Jorge Luis Borges teve influência de­cisiva na definição do perfil do século XX, espe­cialmente nas questões referentes ao mundo das letras. Escritor consagrado, demonstra inegável preferência pela literatura marginal, pelo texto fora das tradições canônicas. O presente trabalho enfoca dois contos de Borges em um gênero ainda considerado “menor”, o policial. Mostra, também, como essas narrativas aparecem vinculadas a pre­ocupações que ultrapassam o gênero, abrangendo elementos comuns ao universo borgiano: filosó­ficos, teológicos, místicos, míticos, metafísicos e históricos.

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Biografía del autor/a

Andréa Lúcia Padrão Ângelo, UFSC

Professora do Colégio de Aplicação da UFSC fez Doutorado em Literatura (2006), área de concentração Teoria Literária, na UFSC. Publicações recentes: Alguns aspectos teológicos em Borges. “La casa de Asterión”: uma leitura. Anais do II Simpósio Internacional sobre religiões, religiosidades e culturas, Universidade Fede­ral da Grande Dourados (2006). Manifestações bíblicas em três contos de Jorge Luis Borges. Anais do X Congresso Internacional da Abralic. UERJ (2006). Borges e o conto policial: “Abenjacán el Bojarí, muerto em su laberinto”. Revista Interletras. UNIGRAN-MS (2006).

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Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Ângelo, A. L. P. (2007). O conto policial de Jorge Luis Borges: cânone e marginalidade. Gragoatá, 12(22). https://doi.org/10.22409/gragoata.v12i22.33202