Intelectuais no universo de Letras
Palabras clave:
autobiografia, historiografia literária, intelectualResumen
A reflexão proposta está articulada à disseminação, na década de 90, de novos experimentos historiográficos ensaiados por intelectuais que circulam no universo de letras. Essas formas de ego-escritos ou ego-histórias, que se legitimam pelo acento sobre processos auto-reflexivos, não só questionam a imparcialidade e invisibilidade auto-impostas par compromissos profissionais tácitos subjacentes a construção de conhecimento, mas permitem um olhar novo sabre vínculos que teóricos da literatura estabelecem entre experiências particulares, atuações em comunidades científicas no espaço institucional da academia e posturas éticas e políticas que adotam no mundo extramuros. Essas questões são exploradas - sobre o pano de fundo do papel do intelectual - a partir da análise de tais experimentos de ego-história publicados com intervalo de dez anos, em 1993 e 2003.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.