A comunidade do livro: a literatura, a diferença e a política da amizade
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33435Palabras clave:
Políticas da amizade, Jacques Derrida, Diferença, Desconstrução.Resumen
Este artigo interroga o conceito de amizade e seu envolvimento com a filosofia política e a literatura. Passando pelos pensamentos de Aristóteles e de Hannah Arendt, o texto reflete, em primeiro lugar, sobre a filosofia política voltada para o consenso em prol de uma visão universalista, mostrando como emerge a diferença amigo-inimigo na centralidade do logos político. Depois, o texto desemboca nas reflexões de Jacques Derrida, presentes sobretudo no livro Politiques de l’amitié, momento no qual a linguagem e a noção de diferença são consideradas do ponto de vista das aporias presentes na relação entre a amizade e a política. Por fim, este trabalho especula sobre o modo pelo qual a literatura pode ser um dos locais onde reside a política da amizade.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.