O sentido heroico da vida em <i>Vidas Novas</i>, de Luandino Vieira

Autores/as

  • Daniel Laks Universidade Federal Fluminense/bolsista de pós doutorado - Núcleo de Estudos Portugueses e Africanos.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33497

Palabras clave:

Herói. Autoconsciência histórica. Luandino Vieira. Vidas Novas. Realismo.

Resumen

O herói e sua aventura talvez constitua um dos tópicos mais explorados ao longo da história da narrativa, remontando à antiguidade clássica. A partir das diferentes figurações do herói podemos perceber aspectos específicos das sociedades que os produziram. Como entendiam o tempo histórico, como definiam os conceitos de justiça, valor ou como representavam conflitos. O mito do herói se pretende como narrativa exemplar, revelando a moral de determinada comunidade e conferindo origem, valor e propósito para os mais diversos elementos culturais. Nesse sentido, a partir do mito do herói é possível perceber as influências do campo político nos domínios da cultura. Mais ainda, os heróis instituem novas comunidades, fundam cidades e novas formas de habitar o espaço. Suas estórias alteram a maneira de entender a experiência do presente e as expectativas para o futuro, revelando as influências do campo da experiência estética na produção de formas lógicas. O objetivo desse artigo é comparar alguns dos principais aspectos do mito do herói em sua tipologia clássica com as figurações do herói em Vidas Novas, de Luandino Vieira. A partir das possíveis aproximações e afastamentos, o artigo pretende discutir como diferentes maneiras de compreender a existência no mundo emergem para a superfície da linguagem e para as formas narrativas. 

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n43a916.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Laks, Universidade Federal Fluminense/bolsista de pós doutorado - Núcleo de Estudos Portugueses e Africanos.

Possui doutorado pelo programa de pós-graduação Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio com período sanduíche de doze meses na Universidade de Coimbra (2016). Possui mestrado em Letras pela mesma universidade. Atualmente realiza pesquisa de pós doutorado no Nucleo de Estudos Portugueses e Africanos (NEPA) da UFF e é bolsista FAPERJ nota 10, trabalhando principalmente com temas como Literatura e Política e trocas culturais em espaços de língua portuguesa.

##submission.downloads##

Publicado

2017-08-30

Cómo citar

Laks, D. (2017). O sentido heroico da vida em <i>Vidas Novas</i>, de Luandino Vieira. Gragoatá, 22(43), 771-786. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33497