O Curso de linguística geral e seus efeitos: a escrita em Hjelmslev
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33547Palabras clave:
CLG, Saussure, Hjelmslev, Representação, Escrita.Resumen
Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o objetivo de discutir os efeitos da publicação do Curso de linguística geral, em 1916, notadamente da noção saussuriana de “valor linguístico”, sobre a teorização do linguista dinamarquês Louis Trølle Hjelmslev (1937, 1943, 1948, 1954). O ponto de partida desse retorno à teorização hjelmsleviana é a discussão acerca da concepção de representação da oralidade pela escrita. Hjelmslev, ao radicalizar a afirmação saussuriana de que a língua é uma forma e não uma substância, defende a inexistência de uma substância primeira/natural, argumento que contraria a ideia de que o som é o “liame natural” da língua e que, como consequência, problematiza a concepção elementar de representação do oral pelo escrito. Concluímos, com base na discussão empreendida, que Hjelmslev não é um tradutor das ideias saussurianas, mas fez do CLG uma leitura legítima e inovadora.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1021
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.