Texto e compreensão: condições para a apreensão dos sentidos textuais

Autores/as

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis Faculdade de Letras da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34180

Palabras clave:

compreensão, interpretação, análise inferencial.

Resumen

A temática deste artigo - compreensão e interpretação de texto - é tratada a partir da abordagem de Patrick Charaudeau realizada em dois momentos. Em artigo de 1995, ele problematiza o processo comunicativo de forma que se compreenda o que o sujeito comunicante põe em jogo, por meio da observação das escolhas mais ou menos conscientes que realiza, com a expectativa de se fazer compreender pelo receptor interpretante. Em texto de 2018, o autor propõe-se a reexaminar essas acepções, propondo uma abordagem interdisciplinar do tema, relacionando parâmetros advindos da tradição hermenêutica e das ciências da linguagem, mais especificamente da Teoria Semiolinguística do Discurso.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Faculdade de Letras da UFRJ

Professora Titular de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ, é Graduada em Letras (Português- Inglês) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Franca- campus avançado da USP, Mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós- Doutorado em Análise do Discurso pela Universidade Paris 13, sob a supervisão de Patrick Charaudeau. Na Faculdade de Letras da UFRJ, atua desde 1982 na Graduação e também na Pós-Graduação nas áreas de Lingüística do texto, língua e ensino, com ênfase em estudos textuais e discursivos ; desenvolve pesquisas e tem publicações em Semântica lexical, Linguística do Texto e Análise do discurso de base comunicacional. Coordena o Laboratório de pesquisa CIAD- Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do discurso) com pesquisadores da UFRJ, UFF e UERJ, desenvolvendo Projeto sobre "Modalização e Enunciação no discurso midiático e literário". É Líder do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso certificado pelo CNPq. Foi Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ de 2010- 2012; tem orientado vários alunos de Graduação - Iniciação científica - e de Pós - Graduação- Mestrado, Doutorado- além de supervisionar também estágio de Pós- Doutorado.

##submission.downloads##

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

Pauliukonis, M. A. L. (2020). Texto e compreensão: condições para a apreensão dos sentidos textuais. Gragoatá, 24(50), 773-784. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34180