Quem cala consente: abordagem funcional-construcionista de relativas sem antecedente introduzidas por 'quem'

Autores/as

  • Edvaldo Balduino Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.40823

Palabras clave:

Linguística Funcional Centrada no Uso. Gramática de Construções. Adágios populares. Relativa sem antecedente.

Resumen

Neste trabalho, investigamos o uso da oração relativa sem antecedente introduzida por “quem” em adágios populares, a exemplo de “Quem casa quer casa”, considerando suas formas de organização morfossintática, padrões de estrutura argumental instanciados, aspectos semânticos, cognitivos e interacionais a ela relacionados. O estudo é de caráter quali-quantitativo e fundamenta-se teoricamente na Linguística Funcional Centrada no Uso (FURTADO DA CUNHA; BISPO, 2013) e na Gramática de Construções (GOLDBERG, 2006; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013). O banco de dados desta pesquisa compõe-se de 100 adágios identificados com a ajuda do site de busca Google. Os resultados mostram que a configuração morfossintática das orações que integram os adágios em estudo se relaciona a fatores semânticos (contraponto/jogo de ideias; relação causa-efeito), interacionais (inferência pragmática, inter/subjetividade) e cognitivos (projeções metafóricas e metonímicas).

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Biografía del autor/a

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Câmpus de Natal, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa, na graduação, e de Linguística, na pós-graduação. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), biênios 2015-2017 e 2017-2019, e o GT Descrição do Português da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), biênio 2016-2018. Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, desenvolve projetos e orienta trabalhos contemplando temas relacionados à morfossintaxe do português em perspectiva funcional, além de questões relativas ao ensino de língua portuguesa na Educação Básica. É coorganizador dos livros Orações relativas no português brasileiro: diferentes perspectivas (EDUFF, 2014) e Variação e mudança em perspectiva construcional (EDUFRN, 2018).

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Publicado

2020-09-21

Cómo citar

Bispo, E. B. (2020). Quem cala consente: abordagem funcional-construcionista de relativas sem antecedente introduzidas por ’quem’. Gragoatá, 25(52), 601-626. https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.40823