Este poema ainda não é para você - sobre Paulo Henriques Britto
- about Paulo Henriques Britto
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i57.51421Palabras clave:
Poesia contemporânea, Filosofia da linguagem, DêiticosResumen
Este artigo se propõe a uma investigação da dêixis na poesia de Paulo Henriques Britto, pensada como um investimento na “significação indexical” enquanto forma de suspensão da estabilidade da referencialidade. O primeiro objetivo será o mapeamento de algumas modalidades recorrentes de dêiticos/shifters na obra de Paulo e a proposição da significação indexical como um eixo comum a dois núcleos recorrentes na sua poesia – a presença ostensiva da primeira pessoa e da metalinguagem. Num segundo momento, a investigação se voltará para uma dupla possibilidade de interpretação de um verso específico de Paulo, que se desdobrará em uma diferença sutil entre dois caminhos para pensar a filosofia da linguagem a partir da obra de dois teóricos centrais para a segunda metade do séc. XX.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.