O processo de leitura de alunos de português nas formações LLCER e LEA no âmbito universitário francês
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i62.57806.frPalabras clave:
Lecture, Stratégies de lecture, LLCER e LEA, Enseignement de portugaisResumen
Neste artigo, apresentamos uma análise realizada em torno da leitura no âmbito do ensino de português no contexto universitário francês, mais precisamente na Universidade Rennes 2. Para tanto, recuperamos o protocolo de pesquisa elaborado entre 2014 e 2018 (BOGANIKA, 2018), a partir do qual, em uma perspectiva contrastiva, foram analisados os efeitos do sistema escolar brasileiro e francês na aprendizagem da compreensão de leitura. Com o objetivo de refletir sobre a questão da leitura no âmbito do estudo do português, com uma atenção especial dada à heterogeneidade linguística presente nas classes de língua portuguesa, este estudo apresenta a composição do grupo de participantes que constituíram o corpus de pesquisa, todos inscritos na Universidade Rennes 2. Em seguida, o protocolo de pesquisa utilizado, bem como a análise qualitativa dos dados, são apresentados. Durante a análise qualitativa, foi necessária uma seleção dos aspectos mais relevantes dos dados analisados. Assim, este estudo destaca a construção da compreensão de leitura a partir da análise da polifonia e do julgamento de valor. Essas análises antecedem as conclusões.
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