Sozinha — análise do conto “The Bride”, de Maeve Brennan

Autores/as

  • Sabrina Siqueira Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosani Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i63.58464.en

Palabras clave:

Contos, Autoria feminina, Literatura de Migração, Literatura Irlandesa Moderna, Solidão

Resumen

Este artigo analisa o conto “The Bride”, da escritora irlandesa Maeve Brennan, sob o enfoque da diáspora irlandesa para os EUA e em especial da migração feminina. Como referencial teórico, é utilizada a teoria de identidade fragmentada, de Stuart Hall; memória, de Halbwachs, e alteridade, de Silva; além de uma visada em artigos de McWilliams e Murphy, entre outros, como crítica literária à obra de Brennan. 

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Biografía del autor/a

Sabrina Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda em Estudos Literários. Bolsista CNPq.

Rosani Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), editora do periódico Literatura e Autoritarismo e bolsista de produtividade em pesquisa 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Citas

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Siqueira, S., & Umbach, R. K. (2024). Sozinha — análise do conto “The Bride”, de Maeve Brennan. Gragoatá, 29(63), e58464. https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i63.58464.en