LUGARES DO SAGRADO NA CIDADE PÓS-CLÁSSICA: LIBÂNIO E A REFORMA DO PLETHRION DE ANTIOQUIA

Autores/as

  • Gilvan Ventura da Silva Professor Titular de História Antiga da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v2i2.10572

Palabras clave:

Antiguidade Tardia, Antioquia, Libânio, Plethrion.

Resumen

Na fase tardia do Império Romano, verificamos uma reconfiguração progressiva da pólis ou municipium, o que propicia a emergência daquilo que os autores têm, há alguns anos, designado como a cidade pós-clássica, modalidade particular de organização cívica que embora conservando, em muitas localidades, o antigo contorno da cidade helenística e romana, sofre, a partir do
século IV, transformações importantes do ponto de vista econômico, administrativo, religioso e arquitetônico. Nesse artigo, temos por objetivo discutir as transformações ocorridas em Antioquia, a metrópole da província da Síria Coele, na segunda metade do século IV, em especial no que diz respeito
ao aumento populacional devido à intensificação das correntes migratórias no sentido campo-cidade, o que exige das autoridades cívicas a implementação de reformas nos edifícios públicos com a finalidade de comportar a maior afluência de usuários, procedimento censurado por determinados segmentos da pólis, receosos de que as alterações no espaço urbano conduzissem à dessacralização da cidade e de seus festivais, como vemos na Oratio X, de Libânio, um manifesto contra a expansão do Plethrion pretendida pelo comes Orientis Proclo.

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Biografía del autor/a

Gilvan Ventura da Silva, Professor Titular de História Antiga da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (Usp), mestre em História Antiga e Medieval, bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2016-10-08