A HELENA ÉPICA SOB A ÓTICA DO GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.22409/rh.v4i1.13278Palabras clave:
Grécia Arcaica, Homero, Helena, GêneroResumen
A proposta deste artigo é analisar a personagem Helena na Ilíada e na Odisseia a partir do conceito de gênero. Para isso, elegemos quatro eixos de investigação — técnico-poético, espacial, ético e discursivo — para ver de que maneira, e com quais possíveis intenções, Helena subverte as relações de gênero vigentes na épica homérica. Defendemos que a análise das falas e ações da personagem revela que o poeta confere a ela um status privilegiado, o que nos faz refletir sobre quais os âmbitos de ação e participação das mulheres à época de Homero.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2018-08-02
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.