A HELENA ÉPICA SOB A ÓTICA DO GÊNERO

Autores/as

  • Fábio de Souza Lessa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Felipe Marques Maciel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v4i1.13278

Palabras clave:

Grécia Arcaica, Homero, Helena, Gênero

Resumen

A proposta deste artigo é analisar a personagem Helena na Ilíada e na Odisseia a partir do conceito de gênero. Para isso, elegemos quatro eixos de investigação — técnico-poético, espacial, ético e discursivo — para ver de que maneira, e com quais possíveis intenções, Helena subverte as relações de gênero vigentes na épica homérica. Defendemos que a análise das falas e ações da personagem revela que o poeta confere a ela um status privilegiado, o que nos faz refletir sobre quais os âmbitos de ação e participação das mulheres à época de Homero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio de Souza Lessa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado de História Antiga do Instituto de História (IH) e dos Programas de PósGraduação em História Comparada (PPGHC) e de Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Laboratório de História Antiga (LHIA) / UFRJ e Membro Colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

Felipe Marques Maciel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de História Antiga (LHIA) /
UFRJ. Bolsista CAPES.

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-02