HIBRIDAÇÃO CULTURAL ENTRE GREGOS E ÁPULOS NA ITÁLIA MERIDIONAL: ESTUDO CERAMOLÓGICO E ICONOGRÁFICO (SÉC. V - III A.C.)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v5i3.40250

Palabras clave:

Grécia Antiga, Magna Grécia, Apúlia, Tarento, Cerâmica, Iconografia

Resumen

Resumo: Este paper tem por objetivo estudar aspectos morfológicos e iconográficos da cerâmica italiota de figuras vermelhas, produzida em Taranto e na Apúlia entre 440 a.C. e 270 a.C., de modo a evidenciar o complexo processo de hibridação que ocorreu no contexto da colonização grega no Sul da Itália. Esse processo resultou de relações interculturais em que se processaram e transformaram tradições culturais helenizantes, orientalizantes e indígenas. Após uma apresentação geral (tempo e espaço, perspectiva de análise, cerâmica ápula, temáticas iconográficas), passamos à análise de uma amostra de dezena de vasos ápulos (italiotas e itálicos), que permitem evidenciar, na iconografia e morfologia vascular, alguns aspectos da interculturalidade greco-indígena na Magna Grécia, mais propriamente, interculturalidade entre gregos coloniais e povos ápulos. Recorremos aos conceitos de “memória cultural” (Assmann, 2008), “hibridação cultural” (Bhabha, 1993) e “transculturação” (ORTIZ, 1968).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas

Pesquisador CNPq - PQ1d - Arqueologia histórica

Humboldt-Foundation Fellow - Classical Archaeology

Pesquisador Visitante - Heidelberg Universität - Institut für Klassische Archäologie

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFPel (Mestrado e Doutorado)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - PPGMP/UFPel (Mestrado e Doutorado)

Pós-Doutorado em Arqueologia Clássica - Instituto de Arqueologia Clássica - Universidade de Heidelberg - Bolsista Fundação Humboldt "Experienced Researcher" (2014-2017)

Doutorado em Antropologia Social - USP (2001)

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga - LECA/UFPel

Citas

ASSMANN, Jan. Religión y memoria cultural. Diez estudios. Colección Estudios y Reflexiones, Buenos Aires: Lilmod, Libros de la Araucaria, 2008.

BHABHA, Hommi. Culture's in Between. Artforum, September, 1993, p.167-214.

BOARDMAN, John. The History of Greek Vases. Londres: Thames and Hudson, 2001.

CONNOLLY, Peter. Greek and Roman at War. Barnsley, South Yorkshire: Pen & Sword Books Limited, 2012.

CORRENTE, Marisa. Un ipogeo al confine. La tomba Varrese. Canosa di Puglia: Ed. Serimed, 2010.

DE JULIIS, Ettorre M. Magna Grecia: l’Italia Meridionale dalle origini leggendarie alla conquista romana. Bari: Edipuglia, 1996.

DE JULIIS, Ettorre M. Mille anni di ceramica in Puglia. Bari: Edipuglia, 1997.

DENOYELLE, M.; IOZZO, M. (ed.). La céramique grecque d'Italie méridionale et de Sicile: productions coloniales et apparentées du VIIIe au IIIe siècle av. J.-C. Manuels d'Art et d'Archéologie antiques. Paris: Picard, 2009.

DIAS, Carolina Kesser Barcellos. Colonização grega e contato cultural na Magna Grécia: os testemunhos dos vasos lucânicos. Aedos, Revista do Corpo Discente do PPG-História da UFRGS, Porto Alegre, 5, 2, Julho-Dez. 2009, p.44-63.

DOMÍNGUEZ, Lourdes. El Yayal: sitio arqueológico de transculturación indohispanica. In: Domínguez, Lourdes. Arqueología colonial cubana. Dos estudios. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1984, p. 29-97.

ESPOSITO, Arianna; PEDRINA, Marta. Autour du naiskos. In: SCHMALTZ, Bernhard; SÖLDNER, Magdalene (orgs). Griechische Keramik im kulturellen Kontext. Akten des Internationalen Vasen-Symposions in Kiel vom 24.-28. 9. 2001 (Konrad Schauenburg gewidmet zum 80. Geburtstag am 16.4.2001), Kiel: Christian-Albrechts-Universität, 2003, p.182-184.

FORTI, Lidia. La ceramica di Gnathia. Napoli: Gaetano Macchiaroli Editore, 1965.

GADALETA, Giuseppina. La tomba delle danzatrici di Ruvo di Puglia. Quaderni di Ostraka, n. 6. Nápoles: Loffredo Editore, 2002.

GREEN, John Richard. Some Painters of Gnathia Vases. Bulletin of the Institute of Classical Studies, Londres, 15, 1968, p.34-50.

HALL, Stuard. Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HURSCHMANN, R. Symposienszenen auf unteritalischen Vasen. Würzburg: Verlag Königshausen und Neumann, 1997.

JOCKEY, Philippe. Le mythe de la Grèce blanche. Histoire d’un rêve occidental. Paris: Bélin, 2015.

LEONE, Marcela. Morire in Magna Grecia, semata funerari sulle ceramiche magno greca del Museo Archeologico di Milano. Quaderni del Civico Museo Archeologico e del Civico Gabinetto Numismatico di Milano, Estratti, Milão, 3, 2006, p.141-142, pr.LIV-LV.

LEPORE, Ettore. La Grande Grèce: aspect et problèmes d’une ‘colonisation’ ancienne. Quatre conférences au Collège de France (Paris, 1982). Études V - Centre Jean Bérard. Paris: De Boccard; Bari: Edipuglia, 2000.

LOMAS, Kathryn. Crossing boundaries: The inscribed votives of Southeast Italy. Pallas, Revue d'études antiques, Toulouse, 86, 2011, p. 311-329. <https://journals.openedition.org/pallas/2208>, acesso em 12 maio 2018.

LONG, Charlotte. The Alexander and the Darius Vases (Appendix III). In: LONG, Charlotte. The Twelve Gods of Greece and Rome. Leiden: Brill, 1987, p.349-351.

MAZZOLI, Marta. Was macht ein keltischer Prunkhelm in Apulien? Der Helm von Canosa. In: Schönfelder, Martin (org.). Kelten! Kelten? - Keltische Spuren in Italien. Mosaiksteine - Forschungen am Römisch-Germanischen Zentralmuseum, Band 7. Mainz: RGMZ, 2010, p.30-33

OLIVER JR., Andrew. The reconstruction of two Apulian tomb groups (Antike Kunst Beiheft 50). Bern: Francke, 1968.

ORLANDINI, P. Aspetti dell’arte indigena in Magna Grecia. Le genti non greche della Magna Grecia. Atti dell’undecimo Convegno di Studi sulla Magna Grecia. Taranto, 10-15 Ottobre 1971, 11, Nápoles: Arte Tipografica, 1972, p.273-308.

ORTIZ, Fernando. Contrapuento cubano del tabaco y el azúcar. La Habana: Consejo Nacional de Cultura, 1968.

PUGLIESE-CARRATELLI, Giovanni. L’orfismo in Magna Grecia. In: PUGLIESE-CARRATELLI, Giovanni. Magna Grecia. Vita religiosa e cultura letteraria, filosofica e scientifica. Milano: Electa, 1988, p.159-170.

SARIAN, Haiganuch. A expressão imagética do mito e da religião nos vasos gregos e de tradição grega. In: Cultura Clássica em Debate. Estudos de Arqueologia, História, Filosofia e Lingüística Greco-romana. Anais do I Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Belo Horizonte: UFMG/CNPq/SBEC, 1987, p.15-50.

SARIAN, Haiganuch. Escatologia órfica na pintura dos vasos funerários da Apúlia (Magna Grécia). In: CARVALHO, Sílvia Maria de (org.). Orfeu, orfismo e viagens a mundos paralelos. São Paulo: Editora Unesp, 1990, p.35-49.

SCHMIDT, Margot. Beziehungen zwischen Eros, dem dionysischen und dem ‘eleusinischen’ Kreis auf apulischen Vasenbildern. In: BERARD, Jean; BRON, Christiane; POMARI, Alessandra. Images et Société en Grèce Ancienne. L’Iconographie comme Méthode d’Analyse. Actes du Colloque International, Lausanne, 8-11 février, 1984. Lausanne: Institut d’Archéologie et d’Histoire Ancienne, Université de Lausanne, 1987, p.155-165.

SCHNEIDER-HERRMANN, Gertrud. Red-figured Lucanian and Apulian nestorides and their ancestors. Amsterdam: Allard Pierson Series, vol. 1, 1980.

SMITH, Henry Roy William. Funerary Symbolism in Apulian Vase-Painting. Berkeley and Los Angeles: Univ. of California Press, 1976.

SÖLDNER, Magdalene. Das Naiskosbild. Ikonographie und Deutung. In: HITZL, Konrad (ed.). Kerameia. Ein Meisterwerk apulischer Töpferkunst. Studien dem Andenken Konrad Schauenburgs gewidmet. Kiel: Kunsthalle, 2011, p.108-123.

SOUZA, Camila Diogo. Les motifs ornementaux non-figurés des vases à figures noires de la collection du Musée Royal de l’Ontario, Toronto, Canada: éléments iconographiques de tradition Géométrique? Interfaces Brasil/Canadá, Pelotas, Florianópolis, São Paulo, v.15, p.211-251, 2015.

TODISCO, Luigi. Noterella sull’acquarello ottocentesco con la tombra delle danzatrici di Ruvo di Puglia. Ostraka, Rivista di Antichità, Pisa, 14, 1, jan.-jun., 2006, p.231-235.

TRENDALL, Arthur Dale. An Apulian loutrophoros representing the Tantalidae. Occasional Papers on Antiquity, 3, Greek Vases in the J. Paul Getty Museum, the P.G. Museum, Malibu, 2, 1985, p.129-144.

TRENDALL, Arthur Dale. Red Figure Vases of South Italy and Sicily: A Handbook. Londres; Thames and Hudson, 1989.

TRENDALL, Arthur Dale. The mourning Niobe. Révue Archéologique, Paris, 1, 1972, p.309-316.

TSIMBIDOU AULONITI, Maria. Revealing a painted Macedonian tomb near Thessaloniki. In: PONTRANDOLFO, Angela (org.). La pittura parietale in Macedonia e Magna Grecia. Atti del Convegno Internazionale di Studi in ricordo di Mario Napoli. Salerno-Paestum, 21-23 nov 1996. Università degli Studi di Salerno. Dipartamento di Beni Culturali. Salerno: Pandemos, 2002, p.37-42.

VERGARA CERQUEIRA, Fábio. Iconographical Representations of Musical Instruments in Apulian Vase-Painting as Ethnical Signs: Intercultural Greek-Indigenous Relations in Magna Graecia (5th and 4th centuires B.C.). Greek and Roman Musical Studies, Leiden, 2, 2014, p.50-67.

VERGARA CERQUEIRA, Fábio. The Apulian cithara, a musical instrument of the love sphere: social and symbolic dimensions according to space representation. In: MONTEL, Sophie; POLLINI, Airton (org.). La question de l’espace au IVe siècle av. J.-C. dans les mondes grec et étrusco-italique: continuités, ruptures, reprises. Collection Institut des sciences et techniques de l’Antiquité (ISTA). Besançon: Presses universitaires de Franche-Comté, 2018, p.277-306.

WEBSTER, Thomas Bertram Lonsdale. Towards a classification of Apulian Gnathia. Bulletin of the Institute of Classical Studies, Londres, 15, 1968, p.01-33.

##submission.downloads##

Publicado

2020-09-27

Número

Sección

Dossiê Temático: 'Conexões mediterrânicas: Oriente e Ocidente através da História, Literatura e Arqueologia'