DE “GAROTO INOFENSIVO” A BASILEUS ALEXANDROS. SOBRE AS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO DE ALEXANDRE
DOI :
https://doi.org/10.22409/rh.v3i2.10978Mots-clés :
Alexandre Magno, vitórias militares, identidade políticocultural.Résumé
Quando Alexandre subiu ao trono da Macedônia, Demostenes chamou-lhe “garoto inofensivo”. O que e facto e que o jovem rei, em pouco mais de um ano, unificou a Grécia, foi designado hegemon (chefe supremo das forças gregas), iniciou as hostilidades directas com os Persas e, em pouco mais de dois anos (334 a 332 a.C.), realizou uma serie de imparáveis conquistas do Mar Negro até ao Vale do Nilo, retirando inúmeras cidades e regiões do domínio Aquemênida. Mais tarde, com a tomada das capitais reais Babilonia, Susa, Persepolis e Pasargada e consequente recolha das suas inumeras riquezas financeiro-monetarias, Alexandre tornou-se senhor de um vasto imperio. Com a morte de Dario III Codomano, proclama-se herdeiro do império aquemenida, realizando, assim, o evento politico mais importante da historia do Proximo Oriente da sua epoca. Alexandre foi, de facto, o primeiro grande conquistador a unir a Grecia, o Egipto, a Asia Menor e a Asia, dominando um imperio que se estendia do Adriatico ao Indo, do Danubio as cataratas do Nilo, criando um poderoso sincretismo etnico entre os Macedonios e as populações conquistadas (especialmente com os Persas Aquemenidas) e assegurando a expansao das ideias, cultura e mentalidade dos Gregos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.